Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Foz do Iguaçu / PR

Você está aqui: Home / Colunistas / Arquitetura e Engenharia / BIM e o Planejamento Urbano: Um olhar sobre Foz do Iguaçu

Gustavo Martini



Profissão:
Técnico em edificações formado pelo Instituto Federal do Paraná, graduando em Engenharia Civil.
banner Colunista banner Colunista
Atualizado


BIM e o Planejamento Urbano: Um olhar sobre Foz do Iguaçu

A falta de planejamento urbano pode gerar prejuízos para toda a sociedade e a Tecnologia BIM pode auxiliar na concepção de projetos de infraestrutura urbana, utilizando softwares que realizam diversas simulações dentro do projeto, podendo assim mitigar as falhas decorrentes de uma má gestão de planejamento urbano 


 


BIM – do acrônimo em inglês Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção) é uma tecnologia que vem crescendo ao longo dos anos no setor da construção civil e traz muitos benefícios para concepções de edificações.


 


Mas como o BIM pode colaborar para o Planejamento Urbano?


 


A ideia da tecnologia no contexto de infraestrutura urbana é criar o que podemos chamar de "cidade virtual", onde pode-se gerar concepções de projetos ambientalmente corretos, eficientes e econômicos, sempre utilizando dados atualizados.


 


Então se podemos ter projetos com eficiência e redução de custos, o BIM deve fazer parte das políticas públicas. Afinal, o que todos nós contribuintesqueremos e devemos esperar de nossos governantes é o cuidado com os gastos públicos.




O tema de planejamento urbano vem sendo bastante discutido em Foz do Iguaçu, pois estamos passando uma redefinição de nosso Plano Diretor Municipal através da revisão do Plano Estratégico Urbanístico.


 


Não diferentemente de outras cidades do Brasil, o BIM ainda é deixado de lado em nossa cidade quando o assunto é planejamento urbano. Para exemplificar o potencial desta tecnologia, elaborei uma proposta para um dos temas integrantes do novo Plano Diretor.


 


 


Trata-se de um projeto básico, elaborado em poucas horas, que apresenta uma proposta para a Perimetral Leste seguindo as ideias estabelecidas no Plano Diretor e de projetos já elaborados pelo DNIT. Consta também uma proposta para o Porto Seco no limite do município integrando-se com uma ferrovia através da ampliação da Ferroeste até o nosso município estabelecendo uma conexão com um Porto localizado no Lago de Itaipu permitindo assim um acesso da hidrovia Paraná-Tietê ao mar, garantindo o escoamento da produção regional para os grandes mercados internacionais, consolidando assim uma rede intermodal logística.


 


Esse vídeo demonstra apenas um esboço do potencial da Tecnologia BIM para planejamento urbano e deve ser usado para Foz do Iguaçu. 


Com o tempo pretendo criar mais propostas para discutirmos juntos o Plano diretor e o planejamento de nossa cidade. 


 


 



Fonte: https://www.gmarquiteturaengenharia.com/single-post/2017/04/28/BIM-e-o-Planejamento-Urbano-Um-olhar-sobre-Foz-do-Igua%C3

Deixe seu comentário

Você está em Foz do Iguaçu / PR
Portal Foz do Iguaçu
Unidade Foz do Iguaçu, PR


Portal Foz Comunicação Ltda - ME - 17.063.184/0001-31
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®