Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Foz do Iguaçu / PR

Você está aqui: Home / Colunistas / Arquitetura e Engenharia / O PROBLEMA DA MOBILIDADE URBANA DE FOZ: INVESTIMENTO EM TRANSPORTE INDIVIDUAL

Gustavo Martini



Profissão:
Técnico em edificações formado pelo Instituto Federal do Paraná, graduando em Engenharia Civil.
banner Colunista banner Colunista
Atualizado


O PROBLEMA DA MOBILIDADE URBANA DE FOZ: INVESTIMENTO EM TRANSPORTE INDIVIDUAL

 


Estamos observando a execução de investimento em transporte individual em Foz do Iguaçu, como exemplo a construção do estacionamento central da Avenida Silvio Américo Sasdelli, iniciada na quarta-feira (04). Desta forma vemos nossa cidade na contramão da tendência mundial de sustentabilidade, pois diante do incentivo para utilização de transporte individual temos a redução da utilização do transporte coletivo, somando a isso a má operação do sistema e o oferecimento de serviços de má qualidade, consequentemente vemos a diminuição na utilização do transporte coletivo.




Podemos constatar isso no site do FOZTRANS que disponibiliza os dados com o quantitativo de passageiros transportados (link), conforme imagem abaixo a quantidade de passageiros transportados continua caindo ano após ano, em 2015 foram 14.809.539, em 2016 foram 18.466.842 e em 2017 até Setembro foi 13.498.411, comparado ao mesmo período no ano passado foram 13.899.266.


 



Fonte: FOZTRANS




Isso demonstra a insatisfação com o transporte coletivo do Município, o que não está longe do restante do Brasil, que de um modo geral é considerado ruim e ineficiente.


Para que esse sistema seja melhorado, os gestores Municipais precisam dedicar tempo e investimentos exclusivamente para isso. Se optarem por uma política de valorização do transporte individual, sempre estarão trabalhando para combater os mesmos problemas. É preciso que os Gestores Públicos entendam que o problema do transporte público refere-se a lógica urbana e deve ser estudado a partir deste contexto, devendo então melhorar os serviços prestados através da diminuição dos preços das passagens, democratização dos espaços das cidades e ampliação da mobilidade urbana.




Entendemos como ampliação da mobilidade urbana a criação de soluções alternativas para melhora da qualidade do transporte urbano, para a cidade de Foz do Iguaçu podemos citar as seguintes soluções a serem aplicadas:




- Investimentos em ciclovias exclusivas interligadas: Elas não resolvem o problema, mas acabam incentivando a prática saudável e sustentável e diminuem a utilização dos meios de transporte convencionais. Um bom exemplo para a região oeste do Paraná é a cidade de Toledo, um município com metade da população de Foz do Iguaçu que conta com 20 km de ciclovias e um sistema de compartilhamento. (veja o vídeo através do link)




- Corredores ou faixa s exclusivas para ônibus: com a utilização de ônibus articulados de qualidade operando em faixas exclusivas têm benefícios maiores a curto prazo com um custo de investimento menor se comparado a outro sistemas.




- Suportes para bicicletas nos ônibus: Uma solução simples que integra os dois sistemas de transportes, facilitando itinerários e incentivando o usa da bicicleta.


- Planejamento urbano, planejamento de transporte e Descentralização: Realização de estudos aprofundados com equipe multidisciplinar para definição de itinerários que se adaptam a realidade dos moradores e a descentralização do transporte coletivo com a criação de vários terminais de transporte com maior integração. A cidade de Curitiba é uma boa referência para o transporte coletivo, considerada uma referência mundial, possui um sistema integrado com corredores exclusivos, favorecimento de viagens rápidas com estações de tubo localizadas em pontos estratégicos e  rotas otimizadas.


- Tecnologia e aplicativos móveis: Utilização de aplicativos que integram o sistema de transporte com informações atualizadas, conectados a um sistema GPS fornece em tempo real a localização dos veículos, dando oportunidade ao usuários de planejar o seu trajeto.




- Utilização de Táxi coletivos: Táxi coletivo é alternativa para quem não quer usar ônibus. Além de reduzir  o custo da corrida, em cidades que possuem via exclusiva para ônibus, o Táxi pode utilizar a via quando estiver cheio (4 pessoas). Podemos citar aqui também a regulamentação do sistema UBER na nossa cidade.


 


As alternativas para melhora da mobilidade urbana de Foz do Iguaçu são diversas e precisam ser pensadas e aplicadas com investimentos adequados e devemos sempre privar para o investimento em transportes coletivos e não individuais, trazendo assim um sistema sustentável e com baixo custo de utilização. Neste link podemos observar 25 alternativas para a melhora no sistema de mobilidade urbana:


 


https://meiaum.wordpress.com/2013/10/08/25alternativas-para-a-melhoria-da-mobilidade-urbana/


 


Fonte: N/D

Deixe seu comentário

Você está em Foz do Iguaçu / PR
Portal Foz do Iguaçu
Unidade Foz do Iguaçu, PR


Portal Foz Comunicação Ltda - ME - 17.063.184/0001-31
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®