Portal da Cidade Foz

Benefício

Câmara recebe projeto de lei de gratuidade a estudantes no transporte coletivo

Atualmente, mais de 38 mil estudantes fazem uso do transporte coletivo e serão beneficiados a partir da aprovação da proposta.

Publicado em 08/06/2023 às 11:09

Na semana em que Foz do Iguaçu comemora 109 anos de história, o prefeito Chico Brasileiro envia à Câmara Municipal uma importante proposta que irá beneficiar mais de 38 mil estudantes da cidade. Nesta quarta-feira (07), foi encaminhado aos vereadores projeto de lei que concede gratuidade aos estudantes usuários do transporte coletivo no município. 

O anúncio foi feito pelo prefeito na tarde de quarta no Arraiá das Capivaras, no ginásio do Jardim Universitário da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila). De acordo com a Secretaria Extraordinária de Transporte Coletivo Urbano do Município, atualmente mais de 38 mil estudantes utilizam as linhas de ônibus do município. Com o cartão estudante, eles têm direito a 50% de desconto na tarifa. Se a proposta enviada para os vereadores for aprovada, passarão a ter gratuidade. 

A expectativa do prefeito Chico Brasileiro com a medida é garantir o acesso à educação, sem o impeditivo financeiro de os estudantes arcarem com o custo da passagem de ônibus, e evitar a evasão escolar. A proposta enviada à Câmara também atende a um pleito recebido pelo chefe do executivo na última semana, quando representantes de cinco entidades, diretórios e grêmios estudantis, um centro acadêmico e três coletivos entregaram um documento solicitando a implantação do passe livre escolar. 

Segundo Jovana Schimidt Farias, representante do Diretório Estudantil Latino Americano (DELA), o dia de hoje “marca um momento histórico, de uma luta de mais de 30 anos pelo passe livre”. Ainda conforme ela, “a luta dos estudantes continua”, para garantir o direito de “acessar os espaços da nossa cidade”. 

O custeio da gratuidade será viabilizado a partir de 40% da arrecadação de recursos com o Estarfi, estacionamento rotativo de Foz do Iguaçu. 

Quem terá direito ao benefício?

Terão direito à gratuidade os alunos matriculados nas instituições de ensino do município para o ensino fundamental (regular e EJA - Educação de Jovens e Adultos); ensino médio (regular e EJA); cursos de educação profissional técnica de nível médio; cursos regulares de educação profissional; cursos de graduação e de pós-graduação.

Fonte:

Deixe seu comentário