Portal da Cidade Foz

Parceria

Diretor-geral brasileiro de Itaipu renova compromisso de investimentos no PTI

Segundo Enio Verri, a empresa continuará prestando aporte ao Parque Tecnológico Itaipu, que desempenha importante papel para a inovação e à comunidade.

Publicado em 01/04/2023 às 10:36

Assinatura Colombo (Foto: Sara Cheida / Itaipu BInacional)

Irineu Colombo, novo diretor-superintendente do PTI. (Foto: Sara Cheida / Itaipu BInacional)

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, afirmou nesta sexta-feira (31) que a empresa seguirá prestando suporte financeiro e estabelecendo parcerias com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) Brasil – um polo de pesquisa e inovação científica criado pela binacional em 2003. “Não há como imaginar o desenvolvimento da ciência pelo PTI sem algumas garantias da Itaipu”, afirmou Verri. “Renovo aqui o compromisso da Itaipu no investimento e na parceria com o Parque Tecnológico.”

O compromisso foi anunciado na posse do novo diretor-superintendente do PTI, Irineu Mario Colombo, que assumiu o cargo a convite da Itaipu em substituição ao general Eduardo Castanheira Garrido Alves.

O evento, realizado no Cineteatro dos Barrageiros, reuniu mais de 500 pessoas, entre profissionais e diretores de Itaipu, empregados do PTI, reitores de universidades públicas, autoridades e representantes da sociedade civil. Na ocasião, também foi empossada a nova diretora administrativa-financeira do PTI, Cleorione Raquel Herter da Rocha. Empregada de carreira da Itaipu, ela é a primeira mulher a assumir a Diretoria Administrativa-Financeira do parque.

Inovação e justiça social

Para Verri, a inovação é um assunto estratégico para o Brasil e está alinhada às políticas do governo Lula “para uma sociedade mais justa”. “A distribuição de renda, uma maior capacidade produtiva e a melhoria da produtividade ocorrem por meio de trabalhos como o do PTI e das nossas universidades.”

O diretor-geral brasileiro disse que o professor Colombo “preenche todos os requisitos” da missão confiada agora à Itaipu pelo governo federal. Primeiro, pela solidez de sua formação acadêmica. Segundo, pela sua experiência direta com a inovação, por meio dos institutos federais onde atuou.

Na posse, Colombo mostrou exemplos para ajudar a diferenciar os conceitos de inovação – que pressupõe viabilidade econômica ao final – da produção de conhecimento. Em alguns casos, os protótipos trazem consigo ciência, tecnologia e técnica, mas são inviáveis financeiramente. Mas, para que cheguemos à essa conclusão, é preciso passar por todas as etapas pregressas. “Importante aprender essa lição. Investir em inovação é investir no risco. [...] Muitas vezes dá certo. Noutras não, embora sempre resulte na produção do conhecimento. Por isso a importância do investimento estatal [...] e justificado o investimento da Itaipu”, afirmou.

Colombo, que conduziu o Instituto Federal de Alagoas e o Instituto Federal do Paraná, é pós-doutor em História da Educação (UFPR-2016), doutor em História Social (UnB-2007), mestre em Educação (UFPR-2002), além de especialista em Gestão Pública (IFPR-2010) e em História Econômica (Funcep -1992).

Em 2010, recebeu do Ministério de Educação e Cultura a medalha Nilo Peçanha, concedida a pessoas que promovem a educação profissional e tecnológica brasileira. Também atuou para a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, o Cefet, em universidade pública. O resultado foi a criação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 2005.

Presente na cerimônia, o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, lembrou da atuação de Colombo junto aos movimentos sociais, alinhado aos direitos humanos, e em benefício da educação. “Temos certeza de que à frente desse parque tecnológico, instalado nessa obra de engenharia que tanto nos orgulha, o senhor estabelecerá parcerias e trabalhos em rede em prol da ciência, tecnologia e inovação”, disse.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, reconheceu a importância do Parque Tecnológico nesses 20 anos de existência e defendeu que a continuidade dos projetos é “fundamental para a reconstrução do País”.

Hoje, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu possui cerca de 600 trabalhadores e desenvolve mais de 100 projetos. Pelo parque, passam diariamente em torno de 9 mil pessoas. Desde 2007 o PTI opera o Complexo Turístico Itaipu.

Também estiveram presentes na solenidade os diretores de Itaipu, Carlos Carboni (de Coordenação) e Renato Sacramento (técnico executivo); o presidente do Conselho de Curadores da Fundação PTI – Brasil, Henrique Masson; o reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Gleisson Alisson Pereira de Brito; o reitor da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Alexandre Almeida Webber; o reitor da Universidade do Paraná, Odacir Antonio Zanatta; o secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes; os deputados Elton Welter (federal) e professor Lemos (estadual), entre outras autoridades.

Fonte:

Deixe seu comentário