Portal da Cidade Foz

Amop

Diretor-geral da Itaipu reafirma compromisso com municípios do Oeste do Paraná

Enio Verri participou em Cascavel da eleição e posse dos novos diretores da Amop. Beto Lunitti é o novo presidente da associação.

Publicado em 25/03/2023 às 10:10

Na assembleia para eleição e posse da nova diretoria da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), nesta sexta-feira (24), em Cascavel, o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri, reafirmou o compromisso histórico da empresa para o desenvolvimento regional e disse que pretende fortalecer as parcerias com as gestões municipais.

A cerimônia reuniu prefeitos e representantes dos 58 municípios que compõem a associação, vereadores, deputados estaduais e federais, lideranças regionais, entre outras autoridades. O prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, que esteve à frente da entidade nos últimos dois anos, deu posse ao novo presidente, Beto Lunitti, prefeito de Toledo, para a gestão 2023/2024.

Verri assegurou aos gestores municipais que todas as obras com recursos de Itaipu, e que estão em andamento, serão continuadas e concluídas. Um exemplo é o Contorno Oeste de Cascavel, que está em fase final de execução, com investimento atualizado de R$ 124,9 milhões. Projetos com parecer técnico favorável poderão ser reexaminados, observadas as atuais diretrizes do governo federal: ações de gestão ambiental, assistência social e projetos de infraestrutura, nesta ordem.

“Vamos desenvolver políticas que possam gerar renda, melhorar a qualidade de vida das pessoas e ajudar os municípios”, disse o diretor-geral, destacando que “políticas de assistência social são as que têm menos recursos e as que são mais demandadas pelos municípios”. “Quero abrir com vocês (prefeitos) um canal de diálogo. Nosso objetivo é o mesmo: fazer desta região – que já é boa – um lugar cada vez melhor”, complementou.

O novo presidente da Amop, Beto Lunitti, declarou que as parcerias com a binacional são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do Oeste do Paraná, especialmente “depois da compreensão da empresa de que Itaipu não gera só energia, mas produz saberes e integração regional”. “Por isso, a minha expectativa, como presidente da Amop, é que cada vez mais os nossos interesses sejam convergentes.”

Conhecido popularmente como Kabelo, o prefeito Elio Marciniak lembrou que Itaipu estendeu o apoio aos municípios lindeiros para toda a região Oeste do Paraná e disse esperar que a nova gestão da empresa fortaleça essa relação. “Itaipu é o nosso grande parceiro. Hoje a gente volta a acreditar muito mais na empresa e esperamos que os investimentos serão ainda maiores.”

Durante a cerimônia, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos da Silva, anunciou a licitação para um projeto de usina de geração de energia com painéis fotovoltaicos, no aterro sanitário do município, que terá apoio de Itaipu.

Sobre a Amop

Sediada em Cascavel, a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) foi fundada em 1969 e hoje representa 58 municípios da região. É reconhecida como a maior e uma das mais organizadas entidades de municípios do Paraná. Também é considerada modelo internacional pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em eficiência e gestão por desenvolver programas e iniciativas permanentes em defesa do municipalismo e dos interesses dos municípios associados.

Fonte:

Deixe seu comentário