Portal da Cidade Foz

Atuação

Observatório Social comemora 13 anos com ações na comunidade em Foz do Iguaçu

A entidade convida o cidadão para transformar a indignação em atitude, atuando como voluntário.

Publicado em 23/09/2022 às 08:56

(Foto: Divulgação/Observatório Social)

(Foto: Divulgação/Observatório Social)

Sob o lema que convoca o cidadão para transformar a indignação em atitude, o Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) celebra 13 anos neste mês de setembro. A data é marcada por ações junto à comunidade, incluindo assinatura de parceria, panfletagens e apresentação do trabalho da entidade para universitários.

A agenda dentro das comemorações de aniversário teve início já no Congresso Pacto pelo Brasil, realizado em Foz do Iguaçu pela primeira vez. Depois ocorreu a assinatura de termo de parceria entre o OSB – FI e o campus iguaçuense da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Foz) para ações de controle social e educação fiscal.

As atividades prosseguiram com panfletagens nas empresas mantenedoras, em locais de circulação de pessoas, sendo realizadas no Posto Azteca, Encopel e Enerluz. Para finalizar a programação, voluntários participaram de um diálogo com estudantes do curso de Direito da Descomplica UniAmérica Centro Universitário.

Presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento destaca a relevância dos voluntários e mantenedores na construção de uma entidade sólida, estruturada e consolidada. Lembra ele que já são mais de R$ 79 milhões em economia aos cofres públicos iguaçuenses com o monitoramento de licitações e certames.

“Controle social e cidadania caminham lado a lado. Por isso convidamos o cidadão a ser um voluntário do Observatório Social”, enfatiza. “A participação é a nossa força e nos capacita para atingirmos resultados ainda maiores a favor da boa gestão, da correta aplicação do dinheiro público e prestação de serviços adequados”, completa Jaime.

Controle social no Direito

A professores e estudantes do curso de Direito da Descomplica UniAmérica, foi enfatizada a importância dessa área do conhecimento para o apoio às iniciativas de controle social do OSB – FI. Foi apresentado o trabalho da entidade, e a comunidade acadêmica foi convidada a conhecer mais e a participar das ações.

“Os esclarecimentos aos estudantes de Direito são essenciais para a compreensão das possibilidades de atuação na comunidade, de dar efetividade aos ensinamentos aprendidos na formação”, avalia a coordenadora do curso, Maria Madalena Esteves. “Afinal, um dos nossos objetivos é preparar cidadãos capazes de transformar a sociedade.”

A docente lembra que a instituição de ensino superior sediada em Foz do Iguaçu mantém projetos que estão ligados a diferentes temáticas da sociedade. “Eles se relacionam aos interesses individuais, coletivos e associativos, e à atuação extrajudicial”, elenca a professora Maria Madalena Esteves, exemplificando a importância da interação.

Cidadania e voluntariado

O Observatório Social em Foz do Iguaçu está aberto para a participação de toda pessoa interessada em ser voluntária na instituição. Com isso, contribui para o aperfeiçoamento e transparência da gestão pública, fazendo parte de um time dedicado ao monitoramento dos gastos e contas públicas do município.

Para conhecer mais sobre o funcionamento ou participar da instituição como voluntário, basta entrar em contato pelo telefone (45) 3198-9185, WhatsApp 98823-5350 ou e-mail fozdoiguacu@osbrasil.org.br. A equipe técnica e os voluntários estão à disposição para informar e esclarecer dúvidas.

Juntos, a força é maior

O Observatório Social em Foz do Iguaçu foi fundado em 15 de setembro de 2009, a partir de um esforço conjunto que mobilizou vontades e instituições. Sua atuação é inteiramente voluntária, sem vínculos com poder público ou órgãos de controle, custeando as atividades de interesse público com doações de mantenedores.

Hoje, conta com uma rede de 60 voluntários e mantém parceria com todas as instituições de ensino superior públicas e privadas em Foz do Iguaçu. Venceu duas edições do Prêmio Nacional de Boas Práticas e é reconhecido como OSB 100% Eficiente. Integra o Sistema de Observatórios Sociais do Brasil, rede de controle social presente em mais de 150 cidades.

Acompanhe o trabalho

Site: fozdoiguacu.osbrasil.org.br

Redes sociais: facebook.com/osbfozdoiguacu e instagram.com/osbfozdoiguacu

E-mail: fozdoiguacu@osbrasil.org.br

Telefone: (45) 98823-5350 (WhatsApp) e 3198-9185


Fonte:

Deixe seu comentário