Portal da Cidade Foz

Tecnologia

Prefeitura de Foz do Iguaçu abre licitação para compra de sistema de robótica

Aulas serão ofertadas a partir de julho nos centros de convivência e nas escolas de período integral; Abertura das propostas acontece no dia 31 de maio.

Publicado em 17/05/2022 às 13:36

(Foto: Divulgação/PMFI)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu abriu processo licitatório para a contratação de sistema completo de ensino teórico e prático de robótica para a rede municipal de ensino. A empresa vencedora do certame deverá fornecer livros, kits pedagógicos e assessoramento, conforme constam no Termo de Referência. 

O pregão eletrônico nº 073/2022 foi publicado nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial. A abertura e avaliação das propostas acontecerá no dia 31 de maio, às 10 horas. 

A proposta da Secretaria Municipal da Educação é iniciar o projeto-piloto no segundo semestre deste ano com aulas de robótica nos seis centros de convivência escola bairro e nas escolas de período integral Parigot de Souza e Gabriela Mistral, podendo ser estendido para demais unidades. A contratação da empresa prevê 72 horas de curso específico para capacitação dos professores e acompanhamento, no apoio para implementação do sistema.

Para o secretário interino da educação, Arthur Thomaz Repelevicz, trabalhar as novas tecnologias nas escolas é promover a inclusão digital com equidade. “O trabalho com robótica tem como objetivos gerar motivação para aprender, estimular a criança a superar desafios e criar soluções para problemas do cotidiano. As tecnologias e os recursos digitais devem, cada vez mais, estar presentes no cotidiano das escolas”, comentou. 

Robótica

Ao aprender a robótica e seus demais componentes, como uma linguagem de programação, os alunos são ensinados a pensar de forma estruturada. Eles designam ações a serem cumpridas pelo computador, através de códigos específicos, que são criados por sequências de números e palavras. Desse modo, o aluno desenvolve o lado esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico.

O aprendizado da robótica estimula o aluno a organizar os pensamentos e as ações a serem tomadas para a solução dos desafios envolvidos nos projetos de montagem dos componentes. A criança melhora sua capacidade de organização, planejamento de tarefas, atividades e estruturação de pensamentos. 

Processos licitatórios

Uma nova licitação será aberta pelo município para aquisição de impressoras 3D, a laser e nobreak. Os alunos terão aulas nos laboratórios de informática e também nos espaços das unidades de ensino para contato, manuseio e construção dos conceitos da robótica. O investimento do Município será de R$ 1 milhão com a implantação do sistema.

Fonte:

Deixe seu comentário