Portal da Cidade Foz

Descarte

Saiba como descartar os resíduos corretamente e evitar a proliferação da dengue

Atitudes corretas no momento do descarte são essenciais para a eliminação dos focos da doença.

Publicado em 24/05/2022 às 09:53

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

Foz do Iguaçu passa por uma epidemia de dengue, com expressivos aumentos de casos da doença. Como forma de reduzir a rápida proliferação do mosquito Aedes aegypti, é necessário que toda a população contribua, realizando, principalmente, o descarte correto dos resíduos.

No município, a Secretaria de Meio Ambiente possui iniciativas que dão a destinação corretas para materiais inertes, como móveis e entulhos, além de resíduos recicláveis.

Saiba quais são os programas em vigor: 

Coleta seletiva dos recicláveis

Semanalmente, os caminhões do programa da Coleta Seletiva recolhem os resíduos que são deixados em frente às residências, devidamente limpos e organizados, e os levam para as Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs). São seis unidades em todas as regiões da cidade, operadas por cooperativas de catadores. O trabalho contribui para ampliação de renda de 120 famílias. 

Para consultar o dia da coleta em seu bairro, é possível acessar o mapa virtual pelo link clicando aqui, no site da prefeitura ou no aplicativo 156 Foz.

Caçambas comunitárias para o descarte de pequenas quantidades de resíduos

Não sabe o que fazer com os restos de móveis e entulhos de materiais de construção? Esses materiais, quando em pequenas quantidades, podem ser despejados em uma das caçambas que integram o programa municipal criado para atender moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade ou conforme o mapa de calor da infestação de dengue.

O pedido deve ser feito via representante oficial da comunidade. As caçambas são exclusivamente para uso coletivo, atendendo ao maior número de moradores da localidade. 

Nos primeiros meses de 2022, foram instaladas 215 caçambas totalizando 722 toneladas de resíduos coletados. Você pode saber em quais locais elas estão instaladas pelo aplicativo 156 Foz, e também por meio do link clicando aqui

Pontos fixos

Outras quatro UVRs foram transformadas em pontos fixos para o descarte dos materiais inertes domésticos: UVR Manoel da Silva (Rua Iacanga, Jd das Palmeiras); UVR Graciela Barbosa (Rua Guimarães Rosa, Bairro América); UVR Pedro Colombeli (Rua Angatuba, Três Lagoas) e UVR Rosana Lemos Turmina (Rua Ronaldo Lopes, Morumbi).

Não é permitido fazer descarte de resíduos recicláveis, podas de árvores, roçada, pilhas, lâmpadas, eletroeletrônicos e pneus. Para descarte destes resíduos, há pontos instalados no município e os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura (clique aqui).

Para resíduos em maior quantidade, o descarte no aterro sanitário aterro é gratuito para particulares. O aterro é localizado na Rua Ângela Aparecida de Andrade, 271, Porto Belo, e funciona das 8h às 18h.

Em caso de dúvidas, o Programa de Coleta Seletiva possui um canal de comunicação por meio do telefone 99907-2420.

Fonte:

Deixe seu comentário