Portal da Cidade Foz

Copa do Mundo

Veja como deve funcionar o comércio e serviços públicos nos jogos do Brasil

Os dias de jogos não são considerados feriados, mas um acordo entre patrões e empregados pode facilitar a vida dos torcedores.

Publicado em 21/11/2022 às 13:49
Atualizado em

(Foto: Agência Brasil)

A Copa do Mundo 2022 começou neste domingo (20), no Catar, e a expectativa dos torcedores brasileiros só aumenta com a possibilidade de conquista do hexacampeonato. A seleção brasileira só estreia na quinta-feira (24), às 16h (horário de Brasília), em partida contra a Sérvia, no Lusail Iconic Stadium, na cidade de Lusail, situada na costa norte, a 24 quilômetros do centro da capital, Doha.

No Brasil, ainda será horário comercial e milhões de brasileiros estarão no trabalho, mas um acordo entre patrões e empregados pode facilitar a vida de quem não quer perder um segundo sequer da seleção em campo. Os dias de jogos não são considerados feriados ou pontos facultativos, porém, o empregador pode considerar a importância cultural do evento e fazer alguns ajustes para que todos possam fazer uma pausa e assistir às partidas.

Boa parte do comércio em Foz do Iguaçu no centro e bairros devem fechar durante os jogos do Brasil. Bares e restaurantes poderão abrir com atendimento reforçado, com telões para os clientes assistirem as partidas, enquanto fazem os pedidos no local.

Os shoppings da cidade deverão abrir normalmente, inclusive a Praça de Alimentação para aqueles que quiserem acompanhar as partidas em um ambiente público. Cada loja poderá adotar a seu critério se fecha durante os jogos do Brasil ou não.

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) confirmou que agências bancárias deverão abrir em horários diferenciados em dias de jogos do Brasil.

Horário da Prefeitura 

Foi publicado no Diário Oficial do Município de Foz do Iguaçu, o decreto n° 30.844, que altera o horário de expediente dos órgãos da administração municipal direta e indireta nos dias de participação da seleção brasileira nos jogos da Copa do Mundo 2022, no Catar. 

Considerando a tabela de jogos e os dias das partidas da seleção brasileira, o decreto publicado prevê as seguintes alterações: no dia 28 de novembro, durante a 1ª fase da competição, o horário de expediente será das 7h às 12h.

Em caso de classificação da seleção brasileira em primeiro lugar na primeira fase e vencendo o jogo das oitavas de final, para a partida das quartas de final, o horário de expediente no dia 9 de dezembro será das 7h às 11h. 

Serviços Essenciais

Os serviços essenciais, como coleta de lixo, segurança pública, assistência social, limpeza pública, serviços de saúde e outros que não admitem paralisação, funcionarão normalmente.

Escolas

Os alunos da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu serão dispensados no turno da tarde nos dias de jogos da seleção brasileira pela Copa do Mundo de 2022, no Qatar. 

A decisão da Secretaria Municipal de Educação considera o decreto nº 12.604/2022 do Governo do Estado e ofício da Diretoria da Educação e Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar, que dispensa os alunos das repartições públicas estaduais. 

Em Foz do Iguaçu, não haverá aulas no turno da tarde nos seguintes dias: 24 e 28 de novembro, e 02 de dezembro. As instituições de ensino da rede municipal ficarão fechadas no período. 

Os professores encaminharão atividades para a data no dia anterior. Caso a seleção brasileira seja classificada para as fases seguintes dos jogos, as instituições de ensino serão dispensadas conforme o horário dos jogos. As aulas serão repostas em outro momento.

Nas escolas particulares, o critério de dispensar os alunos das aulas depende de cada estabelecimento. A tendência é de que não ocorram aulas no período.

Os jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo acontecem contra a Sérvia, dia 24 de novembro (quinta-feira) às 16h, contra a Suíça dia 28 de novembro (segunda-feira), às 13h e contra Camarões dia 2 de dezembro (sexta-feira), às 16h.

Fonte:

Deixe seu comentário