Portal da Cidade Foz

Incentivo à leitura

Abril Literário estimula a leitura e incentiva a visitação à biblioteca

Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios promove a primeira edição do Abril Literário, evento que pretende estimular a leitura e levar novos visitantes.

Publicado em 26/04/2023 às 08:57
Atualizado em

Nesta terça-feira (25), alunos da Escola Parigot de Souza participaram de uma contação de histórias e receberam Kits com livros e marca páginas; Crianças da Estação Cultural da Vila C também participam da programação

No mês alusivo à leitura e à literatura, a Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios promove a primeira edição do Abril Literário, evento que pretende estimular a leitura e levar novos visitantes para o espaço, que possui mais de 70 mil obras catalogadas.

A programação foi aberta na noite de terça-feira (24) com uma roda de conversa sobre o hábito da leitura e seguirá até quinta-feira (26) com visitas guiadas à biblioteca infantil e infanto juvenil, contação de histórias e distribuição de livros às crianças. 

Na manhã desta terça-feira (25), alunos do terceiro ano da Escola Municipal Parigot de Souza visitaram o espaço – a maioria pela primeira vez. Maísa, de oito anos, estava animada com visita e a quantidade de obras. “Não imaginei que tinham tantos livros assim. É muito legal”, disse a aluna que é fã dos contos de fadas. 

Na tarde de hoje, às 15h, uma nova turma da escola participa das atividades e amanhã (26), será a vez das crianças assistidas na Estação Cultural da Vila C visitarem a biblioteca e acompanharem as contações de histórias. As sessões ocorrem às 9h e às 14h30. Também na quarta-feira, haverá uma oficina literária de artesanato e poesia, às 18h30 para o público jovem.

O principal objetivo das atividades, conforme explicou a bibliotecária Ana Gabriela Freitas, é fazer com que as pessoas - especialmente crianças e o público jovem - conheçam a biblioteca e os serviços ofertados. “Pegamos o gancho das datas literárias do mês de abril e organizamos esse pequeno evento para incentivar a leitura e mostrar que a biblioteca está com novas propostas e queremos incentivar a leitura da comunidade”, disse.

O Abril Literário comemora as datas celebradas ao longo do mês, como o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil (02 de abril), Dia Nacional do Sistema Braille (08 de abril), Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), Dia Mundial do Livro (23 de abril) e a proximidade do dia 1º de maio quando é celebrado o Dia da Literatura Brasileira.

Empréstimo de livros

Todos os livros estão à disposição dos moradores de Foz do Iguaçu, que podem visitar o local de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. Para fazer o empréstimo das obras, é necessário um cadastro (basta levar os documentos pessoais e um comprovante de residência). 

“A ideia também é ampliar esse tipo de evento para termos um público mais fiel e frequente, que conheça o espaço e usufrua dos serviços”, completou Ana. 

Localizada na Rua Benjamin Constant, 62, no Centro, a Biblioteca Pública também disponibiliza salas para estudos e pesquisas com wi-fi e realiza projetos de doação de livros ao público.

Fonte:

Deixe seu comentário