Portal da Cidade Foz

Livros

Escritor iguaçuense publica livro ilustrado sobre a Lenda das Cataratas

"PoeLenda das Cataratas" foi escrito por Miguel Hachen e financiado pelo Fundo Municipal de Cultura ; conteúdo valoriza o patrimônio cultural da cidade.

Publicado em 05/10/2022 às 08:43

(Foto: Welyton Manoel/PMFI)

(Foto: Welyton Manoel/PMFI)

(Foto: Welyton Manoel/PMFI)

A história do principal atrativo de Foz do Iguaçu acaba de ganhar um novo recorte artístico que será compartilhado com a comunidade. O escritor e artista iguaçuense Miguel Hachen lançou a obra “PoeLenda das Cataratas” e doou mil cópias para a Prefeitura Municipal. 

Nesta terça-feira (4), os exemplares foram entregues aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para exposição ao público. Os livros, destinados ao público infantil, também foram doados às escolas municipais, Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e Biblioteca Municipal, para estimular o hábito de leitura e valorizar o patrimônio cultural da cidade com os pequenos.

A publicação do material foi financiada com auxílio dos recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, por meio do edital “Concurso para Seleção de Projetos de Produção e Difusão Cultural”, lançado pela Fundação Cultural. 

Na obra, a conhecida lenda da formação das Cataratas do Iguaçu é contada por meio de versos e ilustrada com obras de arte feitas por Miguel utilizando o Neoguarani – estilo artístico criado pelo autor que reúne as características culturais dos povos indígenas que formaram a região trinacional.

“O texto do livro já estava pronto há muitos anos, mas faltava esse impulso para a publicação e a ilustração com as artes em Neoguarani, vinculando o estilo e a lenda, que são marcantes para a nossa região”, disse Miguel.  

Valorização do patrimônio cultural

Miguel ainda explica que a obra integra a série “PoeLendas do Paraná” e conta com um glossário, elaborado para explicar o conceito e significado de importantes expressões para os idiomas originários da região que hoje abriga Foz do Iguaçu. 

“Acredito que por meio da leitura e das ilustrações, o livro poderá influenciar positivamente no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos leitores mirins e contribuir com a preservação da lenda como patrimônio cultural imaterial de Foz do Iguaçu”, afirma.

Conheça o artista

Miguel Hachen nasceu na Argentina, mas vive em Foz do Iguaçu há mais de 30 anos. O trabalho artístico que ele realiza pode ser visto pela cidade, principalmente no painel que é uma das marcas da Praça da Paz, no centro da cidade. 

A obra muralista também conta a lenda do amor proibido entre Naipi e Tarobá e sua ligação com a origem das Cataratas. O artista também é autor do livro para colorir “Arte da Terra sem Mal” e “La Naturaleza del color”. 

Outras obras e trabalhos estão expostos em diversos países e o estilo, Neoguarani, serve como base para estudos em instituições de ensino do Brasil e da América do Sul. A história de Miguel Hachen foi contada na série Artistas do Iguaçu. Para ler, clique aqui.

Fonte:

Deixe seu comentário