Portal da Cidade Foz

Literatura Infantil

História sobre as Cataratas do Iguaçu integra coletânea de contos infantis

Seleção foi promovida pelo Sesc Paraná, com a participação de autores de todo o estado.

Publicado em 03/06/2021 às 23:01

(Foto: Divulgação/Sesc)

(Foto: Divulgação/Sesc)

O autor Guilherme Wojciechowski, a filha Alice e o gerente do Sesc Foz do Iguaçu, Osiel Silva. (Foto: Márcia Roder / Sesc.)

As Cataratas do Iguaçu como cenário de uma aventura com foco na preservação do meio ambiente. Escrita pelo radialista Guilherme Wojciechowski, de Foz do Iguaçu, “As Gotinhas do Nosso Rio” é uma das dez histórias inéditas que integram a 5ª Coletânea de Contos Infantis, publicada pelo Sesc Paraná.

Participaram da seleção, que foi feita no final de 2020 e impressa em 2021, autores de todas as regiões do estado. Os enredos, com temas ligados à cultura e à natureza do território paranaense, têm como público-alvo crianças de até 11 anos. A curadoria é de Helena Carriconde, com ilustrações de Ivan Sória.

“As Gotinhas do Nosso Rio” conta a história de uma menina que, acompanhada pela mãe, percorre a trilha das Cataratas e quer saber de onde vem a água que forma uma das maravilhas naturais do planeta.

Ao descobrir que o Rio Iguaçu só é grande porque recebe o fluxo de milhares de riozinhos, inclusive, do riacho sem nome que passa perto de sua casa, a menina mobiliza amigos e familiares para ações de proteção à nascente.

“A história é um presente que fiz para minha filha, Alice, de cinco anos. A ideia é engajar crianças e adultos com ações simples, mas que podem fazer toda a diferença”, relata o autor.

Os exemplares da 5ª Coletânea Sesc de Contos Infantis podem ser encontrados em todas as Salas de Leitura das unidades do Sesc Paraná. Além do autor iguaçuense, foram selecionadas histórias escritas por moradores de Apucarana, Araucária, Cascavel, Curitiba, Maringá e Toledo.

Fonte:

Deixe seu comentário