Portal da Cidade Foz

Wondershare UBackit

4 vantagens de clonar HD e como fazer isso facilmente com o UBackit

As vantagens estão a migração exata e facilitada para o novo disco rígido, tempo de configuração de um novo sistema, entre outras.

Publicado em 03/03/2023 às 17:58
Atualizado em

(Foto: Designecologist/Pexels)

O Wondershare UBackit é um gerenciador de backup considerado, atualmente, um dos mais completos, seguros e inteligentes disponibilizados no mercado. O software, por exemplo, viabiliza a gestão do backup de arquivos, partição, disco interno e externo. Além disso, um de seus diferenciais é oferecer o recurso de clonagem ou backup do disco rígido.

Inicialmente, o Wondershare UBackit fornece recursos avançados para recuperação de arquivos e pastas, desde os mais simples até os mais complexos, como o backup criptografado. Entretanto, há recursos que facilitam, e muito, o cotidiano de quem precisa manter uma cópia exata de programas instalados em um sistema operacional.

Para isso, foram disponibilizadas duas funções importantes que veremos a seguir: clonagem do HD ou SSD e, ainda, do disco rígido. Veja quais as vantagens de clonar HD e como fazer isso de forma bem rápida com o UBackit.

Wondershare UBackit: dados gerais

Antes de mais nada, vale apresentar algumas informações gerais sobre o Wondershare UBackit. Como mencionado acima, trata-se de um software para backups de arquivos, partições, além do disco rígido de computador ou externo.

Além dos procedimentos de backup mais simples, o programa disponibiliza outros recursos mais avançados, por exemplo

- backup incremental;

- backup em tempo real;

- agendamento de backup;

- backup criptografado.

Por fim, restaura arquivos perdidos, como fotos, documentos, vídeos e áudios, em operações diversas, com o diferencial de permitir sua visualização.

Vantagens de clonar o HD

A princípio, clonar HD ou SSD, ou disco rígido, consiste em fazer uma cópia idêntica do seu conteúdo, abrangendo aplicativos, sistema operacional e dados armazenados. Isso é muito útil inclusive para manter a organização das pastas e arquivos.

Isto é, não se trata apenas de transferir informações, mas preservar os dados conforme estavam dispostos no disco de origem. Embora seja um processo existente há mais de duas décadas, apenas mais recentemente, surgiram programas que facilitem essa tarefa, a exemplo do UBackit.

A operação é particularmente importante em casos, como migração e recuperação de dados e atualização de disco rígido. Entre as vantagens de clonar um HD, podemos destacar:

1 - O próprio Backup

O processo de clonar um HD é, sobretudo, eficiente no que toca a backup porque garante a cópia dos seus arquivos importantes em caso de falha ou perda de dados.

2 - Migração de dados

Outra vantagem em clonar um HD é a fácil transferência dos entre dois disco rígidos sem, no entanto, precisar reinstalar o sistema operacional e demais aplicativos.

3 - Configuração rápida

Um dos pontos-chave em clonar um HD, principalmente com o Ubackit, é a economia de tempo na configuração de um novo sistema. Isso se dá pelo fato de todos os aplicativos e configurações serem transferidos para o novo disco rígido.

4 - Recuperação rápida

Além disso, em caso de falha do sistema ou do disco rígido, a clonagem do HD permite a recuperação rápida e integral dos dados e configurações. Mais uma vez, você não precisa reinstalar o sistema operacional e aplicativos.

5 - Possibilidade de testes

Por fim, clonar um HD serve para testar diferentes configurações e aplicativos sem afetar seu sistema atual. Com isso, é possível criar um clone do seu disco rígido e experimentar novos aplicativos ou configurações.

Como clonar o HD com o UBackit

A seguir, apresentamos um passo a passo simplificado de como clonar o HD com o programa UBackit. Além disso, como clonar um disco rígido MBR (Master Boot Record) para GPT (GUID Partition Table).

Backup do HD com o UBackit

1. Primeiro, instale e abra o Wondershare UBackit, caso ainda não o tenha no seu computador;

2. Em seguida, escolha a unidade para o backup, seja C/D/E/F para, assim, clicar em Selecionar. Certifique-se, claro, de que haja espaço suficiente para receber todos os arquivos;

3. Clique no botão Backup e acompanhe o processo de clonagem.

Quando o processo for concluído, o próprio sistema exibirá a notificação para que você, finalmente, possa visualizar, restaurar e gerenciar os backups pelo painel do UBackit.

Backup do Disco MBR para GPT pelo UBackit

Clonar um disco MBR (Master Boot Record) para GPT (GUID Partition Table) significa converter a estrutura de particionamento do disco rígido de MBR para GPT. Depois, copiar todos os dados do disco antigo para um novo GPT.

Em outras palavras, o MBR é uma estrutura de particionamento cuja capacidade se limita a quatro partições primárias em um disco rígido, além de ter um limite máximo de 2 TB. Já o GPT permite criar um número muito maior de partições e suporta discos rígidos de tamanho também superior.


Entre as vantagens da operação, estão criar mais partições e suportar discos rígidos de grande capacidade. Veja como clonar um disco rígido pelo UBackit.

1. Inicialmente, instale e abra o Wondershare UBackit no seu computador;

2. Em seguida, selecione o DISCO MBR a ser clonado entre a lista de unidades disponíveis;

3. No próximo passo, clique em Selecionar e escolha o Disco GPT que servirá de destino (e tenha capacidade para receber os dados);

4. Clique no botão Backup e acompanhe o processo de clonagem.

Quando finalizado, você pode visualizar, restaurar e gerenciar seu backup a partir do painel do UBackit.

Em resumo, entre as vantagens de clonar um HD está, sobretudo, a possibilidade de fazer o backup de seus dados importantes, da forma exata como estão no destino original. E isso é facilmente feito com o UBackit.

Fonte:

Deixe seu comentário