Portal da Cidade Foz

Trabalho

Abril fecha no positivo e Foz do Iguaçu chega a 1.090 novos empregos em 2022

Maioria das novas contratações foi no setor de serviços, conforme dados do Caged.

Publicado em 07/06/2022 às 09:05
Atualizado em

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O mês de abril fechou com saldo positivo e Foz do Iguaçu acumula 1.090 novos empregos com carteira assinada em 2022. No período, foram abertas 157 oportunidades de trabalho, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta segunda-feira (6).

O saldo positivo dos quatro primeiros meses do ano é resultado das mais de 12,7 mil admissões, contra 11,6 mil desligamentos no período. A partir deste desempenho, Foz do Iguaçu tem um estoque de 58.396 empregos com carteira assinada.

A maioria das novas contratações ocorreu no setor de serviços, pelo menos até o terceiro trimestre. Em abril, o comércio apresentou o melhor desempenho com 73 novas oportunidades de trabalho, quase 19% do total registrado pelo órgão do Ministério do Trabalho e Previdência.

As atividades econômicas correlatas aos segmentos de serviços e a construção civil aparecem em segundo no ranking do último mês, com 32 novas vagas abertas cada. Na sequência a indústria, com 16 novos postos de trabalho e a agropecuária, com quatro novas contratações.

Expansão

O prefeito Chico Brasileiro disse que o bom desempenho do comércio e do setor de serviços mostra que a principal fonte da economia de Foz do Iguaçu continua em expansão. "A presença do turista movimenta toda a economia, especialmente as mais de 50 atividades que são abrangidas pelo turismo".

Dentro deste segmento, Chico Brasileiro lista as lojas da região central e Vila Portes e dos shoppings centers, restaurantes, bares, hotéis, pousadas e os atrativos, "que contratam grande volume de trabalhadores", disse.

O prefeito acredita que a tendência de alta na geração de empregos vai se acentuar nos próximos meses. "Nos primeiros cinco meses deste ano, as Cataratas do Iguaçu já recuperaram 60% da visitação do período pré-pandemia da covid-19. O atrativo recebeu 468.797 turistas, ante 784.564 no mesmo período em 2019".

A visitação dos primeiros cinco meses de 2022 é superior a 160% no comparativo do mesmo período do ano passado, quando pouco mais de 180 mil ingressaram no Parque Iguaçu e semelhante de janeiro a maio de 2020, primeiro ano da pandemia, com 468 mil ingressos.

Estadual

O Caged também divulgou os números do Paraná que registrou crescimento pelo quarto mês consecutivo. O Estado gerou, em abril, 8.925 vagas de emprego com carteira assinada. Com crescimento nos quatro primeiros meses do ano, acumula um saldo de 61.686 postos de trabalho formais em 2022.

Fonte:

Deixe seu comentário