Portal da Cidade Foz

Até 31 de março

Isenção de IPTU deve ser solicitada no protocolo digital ou mediante agendamento

Contribuintes têm até 60 dias da data de vencimento da primeira parcela ou cota única para requerer o benefício

Publicado em 07/03/2023 às 07:35

Os pedidos de isenção do IPTU (Imposto de Propriedade Territorial Urbano) devem ser solicitados entre 31 de março a 29 de maio por meio do protocolo digital no site da prefeitura ou presencialmente. O atendimento presencial deve ser agendado com antecedência pelos WhatsApps (45) 98402-3239, 99997-4321 e 99997-4847 ou através do aplicativo eOuve.

"Vale lembrar que os contribuintes têm até 60 dias da data de vencimento da primeira parcela ou cota única para requerer a isenção, conforme previsto em lei", destaca Salete Horst, secretária da Fazenda.

Ao solicitar a isenção, o contribuinte deve ficar atento ao andamento do processo. "O pedido será analisado por diferentes setores e no trâmite processual os técnicos podem solicitar documentos para comprovar o atendimento a todos os requisitos. Quando deferido, o contribuinte ficará isento do pagamento do IPTU por até quatro anos. A isenção não se aplica na taxa da coleta de lixo, que deve ser paga anualmente", explica a secretária da Fazenda, Salete Horst.

Têm direito a isenção

A isenção será concedida aos contribuintes que atendam os seguintes critérios concomitantemente:

- Requerente e cônjuge devem possuir somente um imóvel no município e utilizá-lo única e exclusivamente como sua própria residência;

- Renda familiar de até três salários mínimos vigentes no ano civil;

- Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico;

- Idade igual ou superior a 60 anos, ou que seja portador de doença ou deficiência que obste a capacidade laboral, ou ainda, único responsável por pessoa portadora de doença ou deficiência que obste a capacidade laboral do responsável.

Documentos obrigatórios

- Prova de domínio de imóvel ou contrato de locação;

- Comprovante de residência;

- Folha resumo do Cadastro Único (CRAS);

- Documentos pessoais (RG e CPF) de todos moradores maiores de 18 anos;

- Comprovante de renda ou, se for o caso, declaração de desemprego, de todos os moradores maiores de 18 anos;

- Atestado médico que comprove a incapacidade laboral do requerente ou da pessoa sob sua responsabilidade, nos casos de doença ou deficiência.

IPTU 2023

O pagamento do IPTU de 2023 pode ser realizado em duas modalidades: cota única com desconto de 10% ou dividido em até nove vezes sem juros. O vencimento da primeira parcela ou da cota única será no dia 30 de março. Para emitir o boleto (em cota única ou parcelado), é necessário digitar o número da inscrição imobiliária através do link: http://www2.pmfi.pr.gov.br/24horas/Dividas/frmInscricaoEdif.aspx.

O pagamento à vista do IPTU também dá direito a uma bonificação de 2,5% para o tributo do ano seguinte. O benefício pode chegar até a 15%, que se soma aos 10% de desconto do pagamento em cota única – podendo chegar a 25%.

Fonte:

Deixe seu comentário