Portal da Cidade Foz

Desenvolvimento

Mais de trinta projetos serão avaliados para a segunda fase do Foz Desenvolve

Novas ações foram elencadas pelos grupos de trabalho que fazem parte do Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal

Publicado em 18/03/2023 às 13:03

Na segunda reunião deste ano, o Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM) apresentou as ações que serão desenvolvidas pelo programa Foz Desenvolve nos próximos anos. São 32 projetos até o momento, que farão parte do rol de ações em andamento e da nova etapa do programa. As novas ações foram elencadas pelos Grupos de Trabalho que fazem parte do CGDM.

"Os temas foram debatidos e formulados na primeira reunião deste ano, em fevereiro. Estavam presentes mais de 30 representantes de diversas instituições, da sociedade civil e do poder público. Pessoas comprometidas que estão construindo uma segunda etapa do Foz Desenvolve, programa modelo para diversas cidades em todo Brasil", afirma Salete Horst, secretária da Fazenda, ao final da reunião no Sebrae.

Seis grupos de trabalho, divididos por tema, fazem parte do comitê. Eles são responsáveis por formularem a ação na área de abrangência e pela implementação da mesma. Esses grupos são criados de acordo com a demanda municipal e a necessidade dos diversos setores como educação, economia, empreendedorismo entre outros. 

Atualmente estão atuando os GTs de:

- Associativismo

- Acesso ao crédito

- Acesso à justiça

- Acesso ao mercado

- Central do empreendedor

- Educação empreendedora

- Inovação e tecnologia

- Simplificação e desburocratização

"São ações que melhorem o ambiente empresarial. Nesta nova etapa, teremos um volume maior de ações realizadas por instituições públicas e privadas, além da prefeitura, que fortalecerão o atendimento empresarial. Esta integração entre prefeitura e sociedade proporcionará aos empreendedores locais terem maior longevidade empresarial e fortalecimento de seus negócios", destaca Luiz Marcelo Padilha, consultor do Sebrae-PR.

Foz Desenvolve

O Programa Foz Desenvolve tem vários eixos de apoio ao pequeno empresário e microempreendedor como o Resgate Empresarial, Juro Zero, Pró Educação MEI na Escola, Foz compra Foz, Destrava Foz, entre outras. Com excelência reconhecida em âmbito estadual, o programa recebeu o Prêmio Estadual Sebrae Prefeito Empreendedor e uma de suas ações foi finalista do Prêmio Nacional Sebrae.

CGDM

O Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal de Foz do Iguaçu foi criado em 2009 para gerir o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte. É formado por membros de 24 instituições da sociedade civil organizada e 10 secretarias da prefeitura municipal.

Fonte:

Deixe seu comentário