Portal da Cidade Foz

Debate

Orçamento Participativo 2021 tem início nesta terça-feira na região Sul

Encontro com a comunidade inicia às 18h na Paróquia Divino Espírito Santo. População poderá escolher as obras prioritárias para o bairro.

Publicado em 21/09/2021 às 09:31

Foto tirada antes da pandemia. (Foto: Arquivo/PMFI)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia nesta terça-feira (21), o Orçamento Participativo de 2021 na região Sul da cidade. O encontro, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, acontecerá na Paróquia Divino Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida, no Ouro Verde, às 18 horas.

Durante o evento, que contará com a presença do prefeito Chico Brasileiro e todo o secretariado municipal, a comunidade poderá definir as obras prioritárias para a região, dentro do orçamento de R$ 10 milhões, disponibilizado pelo município.

“Nossa expectativa é grande para este primeiro encontro do ano. Nas últimas semanas trabalhamos muito com a divulgação nos bairros e a mobilização das lideranças comunitárias”, comentou Kelyn Trento, secretária de Direitos Humanos.

O evento será dividido em três etapas: a abertura oficial e prestação de contas do Orçamento Participativo de 2019, conduzida pelo prefeito Chico Brasileiro; a reunião dos moradores nas salas de votação e a plenária final, onde serão definidas as obras para 2022.

“Em cada sala haverá um mapa da região com todos os equipamentos construídos e em funcionamento, os equipamentos já aprovados ou em construção para que os moradores tenham conhecimento. Também serão disponibilizados os valores estimados de cada obra, para que a votação ocorra sempre com muita cautela e responsabilidade. Por fim, teremos a votação na plenária, onde serão definidas as obras”, explicou a secretária.

Cronograma

A segunda edição do Orçamento Participativo acontecerá na quinta-feira (23) na Escola Municipal Irio Manganelli, no Morumbi (região Leste); no dia 28 setembro, os moradores da região Norte se reúnem na Escola Altair Ferrais da Silva, a “Zizo”, no Jardim Ipê; no dia 30 o encontro será na Escola João da Costa Viana, em Três Lagoas, para a população da região Nordeste; e no dia 05 de outubro a última edição será na sede da Guarda Mirim, para a região Oeste. Todos os encontros terão início às 18h. Serão disponibilizados R$ 50 milhões para execução de obras e ações prioritárias nos bairros.

O Orçamento Participativo começou em 2019, mas foi suspenso em 2020 devido à pandemia da Covid-19. Agora, os encontros serão retomados com todos os protocolos de segurança.

Fonte:

Deixe seu comentário