Portal da Cidade Foz

Idiomas

Aulas de inglês começam no dia 14 de março na rede municipal de Foz do Iguaçu

Estudantes do 4º ano terão aulas no contraturno escolar, duas vezes por semana; professores receberam capacitação para o início do projeto.

Publicado em 03/03/2022 às 10:07

(Foto: Divulgação/PMFI)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu está dando um importante salto na qualidade do ensino público com a oferta da Língua Inglesa para os alunos do Ensino Fundamental. As aulas, que acontecerão no contraturno escolar, começam no dia 14 de março em todas as 50 escolas municipais. 

Nesta primeira fase, 3.481 alunos das turmas de 4º ano serão contemplados com o projeto. “Essa é a primeira vez que nossos alunos terão aulas de inglês, e nosso objetivo é que estas crianças alcancem um nível intermediário do idioma e possam se comunicar”, disse a secretária da educação, Maria Justina da Silva. 

Os estudantes já contam com as disciplinas de português, matemática, ciências, história, geografia, artes e educação física. “Gradativamente o projeto “Inglês nas escolas” será ampliado para outras turmas, com a meta de atender todos os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º)”, adiantou o coordenador do projeto, Fabiano de Augustinho. 

“Inglês é uma ferramenta para dar mais oportunidade aos nossos alunos, e é isso que o poder público precisa fazer: investir para formar e qualificar nossas crianças, porque assim eles terão um futuro promissor”, expressou o prefeito Chico Brasileiro.  

Formação dos professores

Para a implantação da disciplina, os professores - com formação em Letras ou especialização na língua inglesa – passaram por uma formação para alinhar o planejamento das aulas e conhecer o material didático, produzido especialmente para a rede municipal de Foz do Iguaçu. 

“Os alunos terão apostilas que abordam a rotina da cidade, mostram seus atrativos turísticos e a cultura local, o que facilita o conhecimento do idioma, já que as crianças se familiarizam com os conteúdos”, disse o coordenador. 

Semanalmente, uma equipe da Secretaria da Educação também fará visitas às unidades de ensino para dar suporte às demandas dos educadores e alunos. “Cada escola tem sua realidade e, por isso, é importante que neste primeiro momento a gente acompanhe as aulas”, explicou Fabiano. 

Período Integral

Nas duas escolas de período integral – Parigot de Souza e Gabriela Mistral – também serão ofertadas aulas de espanhol, além de atividades de educação ambiental, desenvolvimento sustentável, economia solidária, educação financeira, comunicação, uso de mídias e cultura digital. 

Fonte:

Deixe seu comentário