Portal da Cidade Foz

Ensino

Cartão Material Escolar da rede municipal será recarregado na próxima semana

Pais e responsáveis poderão fazer a compra dos itens indicados na lista nos estabelecimentos credenciados pelo Município.

Publicado em 09/01/2023 às 12:41

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

A partir da próxima semana, o Cartão Material Escolar dos alunos da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu será recarregado para a compra dos itens necessários para o início do ano letivo, marcado para o dia 7 de fevereiro. 

Este é o segundo ano de distribuição dos valores pela Prefeitura para a compra dos materiais indicados nas listas entregues aos 27 mil alunos de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). O saldo varia entre R$ 80 a R$ 180, conforme a necessidade das séries do ensino infantil e fundamental. 

Em dezembro de 2022, a Prefeitura de Foz do Iguaçu abriu novo cadastramento de papelarias e empresas interessadas em fornecer o material escolar aos estudantes da rede municipal. Atualmente, 35 estabelecimentos estão credenciados e a Secretaria Municipal de Educação está finalizando a análise da documentação de outras empresas. A lista deve ser divulgada ainda nesta semana. O cadastramento segue aberto por tempo indeterminado. 

“O principal objetivo do Cartão Material Escolar é garantir o acesso de todos os alunos aos materiais necessários para um ensino de qualidade, reduzindo as desigualdades em sala de aula”, afirma o prefeito Chico Brasileiro. “Além disso, é um recurso que é destinado para o fortalecimento da economia local, valorizando as papelarias e estabelecimentos de Foz do Iguaçu”. 

A secretária municipal de Educação, Maria Justina da Silva, explica que não será feita uma nova distribuição de cartões este ano. “Somente àqueles alunos novos na rede municipal de ensino receberão novos cartões. Os demais vão utilizar o mesmo cartão do ano anterior, que será recarregado na próxima semana”. 

“Este é um programa de muito êxito, que foi muito bem recebido pelos pais e responsáveis e também tem sido um exemplo para outros municípios. Ano passado, apresentamos o projeto a vários gestores”, comenta Maria Justina. 

Compra do Material

O auxílio financeiro será concedido por meio de um cartão eletrônico com chip em nome do aluno, exclusivamente na função débito, e a utilização será restrita para a compra dos materiais nos estabelecimentos credenciados. A família terá até 180 dias para utilizar o cartão e adquirir os materiais listados pela Secretaria da Educação.

Fonte:

Deixe seu comentário