Portal da Cidade Foz

Nova Etapa

Formatura da EJA é marcada pela emoção de alunos e familiares em Foz do Iguaçu

Vinte e três estudantes concluíram a etapa inicial da Educação de Jovens e Adultos.

Publicado em 16/12/2022 às 08:23

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

Recomeçar é sempre mais difícil do que começar, por isso, é preciso reconhecer aqueles que enfrentaram as adversidades e conseguiram alcançar seus objetivos. Essa foi a mensagem deixada pela Secretaria Municipal da Educação aos 23 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que concluíram nesta quarta-feira (14) a Fase I dos estudos, correspondente aos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

A formatura aconteceu na sede recreativa do SITRO-FI (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu), na região de Três Lagoas, e reuniu familiares dos estudantes, gestores da Secretaria da Educação, professores e diretores das sete escolas que ofertam a modalidade. 

“A formatura da EJA é sempre um momento muito emocionante, porque vocês [alunos] são guerreiros e precisamos elogiar quem chegou até aqui. Sabemos que a maioria trabalha o dia todo, vai para a escola à noite e essa rotina não é fácil. Que este seja o primeiro de muitos diplomas, porque vocês são a prova de que a educação transforma e nunca é tarde para voltar a estudar”, disse a secretária da educação, Maria Justina da Silva. 

A coordenadora pedagógica da EJA, Valdirene dos Santos, parabenizou os gestores, as equipes pedagógicas das unidades escolares e o Poder Público pelo comprometimento com a educação. “Nosso sentimento hoje é de gratidão. É viver a defesa da educação de jovens e adultos em um município que acredita e abre as portas para que nosso trabalho tenha voz e espaço”, comentou. 

Transformação

A educação de jovens e adultos vai muito além do pedagógico, ela transforma diferentes histórias de vida e resgata a dignidade das pessoas, como aconteceu com Roseli Milnikel, de 46 anos. Impedida de estudar na infância, ela viu na educação uma nova oportunidade para crescer profissionalmente. 

“Eu parei de estudar quando ia pro quinto ano, meu pai não me deixou estudar. E só agora, depois de muito tempo, decidi voltar. Eu sabia ler e escrever um pouco, mas a falta dos estudos me prejudicou muito no trabalho. Eu nunca consegui melhorar de vida por conta disso”. Hoje, Roseli é uma mulher realizada e com sonhos para o futuro. “Vou continuar estudando e me formar, fazer uma faculdade”. 

História semelhante é a da aluna Irene Dias de Lima, 52 anos. “Eu era a mais velha dos meus irmãos, e enquanto eles iam pra escola, eu ajudava minha mãe em casa. Não tive a oportunidade de estudar. Aí casei, tive filhos, e não fui atrás. Só agora, com 52 anos, me deu vontade de voltar a estudar”. Irene concluiu a fase inicial dos estudos em seis meses e agora pretende dar sequência até chegar ao Ensino Médio. “Vou continuar estudando porque meu sonho é fazer um concurso público”, contou. 

Experiências

A formatura também contou com a presença de alunos da EJA, que devem concluir os estudos no próximo ano. É o caso da dona Cleofa Salasar, de 74 anos, aluna da escola João Adão, em Três Lagoas. Ela acompanhou o momento emocionada e disse que em breve espera receber o diploma.

“Estou muito feliz em estar aqui hoje. Voltar a estudar foi muito bom pra mim, mesmo não sendo fácil porque eu continuo trabalhando, fazendo pães, bolos, pastéis e costurando, mas os professores são muito bons e eu aprendo muito”, disse. 

A cerimônia teve a participação da Banda da Guarda Mirim e foi encerrada com um coquetel. A realização da formatura teve o apoio do SITRO-FI, que cedeu o salão de festas para o evento.

Fonte:

Deixe seu comentário