Portal da Cidade Foz

Veículos

Foz do Iguaçu recebe dez novos ônibus para atender ao transporte escolar

Veículos foram entregues nesta sexta-feira (3) à Secretaria Municipal da Educação.

Publicado em 04/06/2022 às 09:44

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

A Secretaria Municipal da Educação recebeu nesta sexta-feira (3) dez novos ônibus que irão ampliar a frota do transporte escolar da rede municipal de ensino, hoje composta por seis ônibus próprios. O Prefeito Chico Brasileiro, a secretária da Educação Maria Justina da Silva e servidores da pasta acompanharam a entrega, no Complexo Bordin. 

Com os novos ônibus, será possível melhorar a gestão do transporte escolar e oferecer mais conforto e segurança aos alunos, já que todos são equipados com ar condicionado e câmeras de monitoramento internas, que serão interligadas ao sistema da Guarda Municipal.

Conforme explicou o prefeito, os novos veículos darão maior autonomia ao município, já que os alunos da rede municipal serão atendidos com ônibus próprios e não mais terceirizados. Apenas as linhas que atendem as instituições de educação especial e os colégios estaduais serão mantidas por uma empresa terceirizada.

“Com estes novos veículos, encerraremos a terceirização do transporte para os alunos das escolas municipais. É um grande investimento feito pela prefeitura e algo sonhado por muitos anos por toda a comunidade”, disse Brasileiro. “A prefeitura economiza e zela pelo dinheiro público e faz com que isso se reverta em benefícios para nossas crianças e nossa educação”, afirmou. 

Os veículos são da marca Volare WL. Modelo Fly 10, e atendem a todas as normas de segurança e acessibilidade. Dois são equipados com plataforma elevatória e possuem locais para cadeirantes com cinto de três pontas. Dos dez veículos, oito têm capacidade para 52 crianças e dois para 47 estudantes. O investimento da prefeitura foi de R$ 4,3 milhões.

Funcionamento

Os veículos receberão emplacamento e vistoria do Detran e devem começar a rodar no mês de julho. O município possui atualmente 27 linhas do transporte escolar, 6 com veículos próprios e 21 linhas são operadas por uma empresa terceirizada para atender 1.200 alunos. Os novos veículos vão substituir parte da frota que hoje é terceirizada, mantendo a contratação do serviço apenas para os alunos das instituições de educação especial (APAE, ACDD e Nosso Canto) e em alguns colégios da Rede Estadual (alunos residentes na área rural).

Atualmente 800 alunos da educação especial são atendidos com transporte cedido pela prefeitura. O município também reabastece com crédito estudantil os cartões de 2.250 alunos dos Colégios Estaduais.

Fonte:

Deixe seu comentário