Portal da Cidade Foz

Inscrição gratuita

Inscrições da seleção de estudantes refugiados da UNILA terminam na quarta-feira

A Universidade federal oferta 114 vagas em 29 cursos de graduação para portadores de visto humanitário, solicitantes de refúgio e refugiados.

Publicado em 30/05/2023 às 08:03
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Portadores de visto humanitário, solicitantes de refúgio e refugiados podem concorrer a uma das 114 vagas em 29 cursos de graduação ofertadas pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A inscrição é gratuita e deve ser realizada até quarta-feira (31), por meio da página da instituição. Considerada a Universidade mais internacional do Brasil, a UNILA tem alunos de 39 nacionalidades e recebe estudantes refugiados e portadores de visto humanitário desde 2018. A instituição está localizada em Foz do Iguaçu (PR).

De acordo com o Edital que regulamenta o processo seletivo, para inscrever-se o candidato deve ter concluído o ensino médio e ter, no mínimo, 18 anos no momento da matrícula. A UNILA exige, ainda, que os candidatos morem há mais de 12 meses no Brasil ou apresentem certificado de proficiência em língua portuguesa ou espanhola. No momento da inscrição, é necessário anexar, em formato PDF, os documentos exigidos pelo edital, como a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), o protocolo emitido pela Polícia Federal, onde conste a informação da situação migratória, o protocolo de Refúgio ou pedido de visto humanitário.

Na inscrição, o candidato poderá escolher, em ordem de preferência, duas opções de curso. De acordo com o cronograma, a primeira chamada será publicada no dia 13 de julho. Os candidatos classificados nessa convocação terão até 17 de julho para confirmar o interesse na vaga. A previsão de início das aulas é em maio de 2024.

Os selecionados terão direito a educação gratuita ao longo de todo o curso. Além disso, os primeiros classificados em cada curso também serão selecionados para o recebimento dos auxílios do Programa de Assistência Estudantil da UNILA, que inclui vagas temporárias em alojamento estudantil e auxílio financeiro para alimentação.

Localizada em Foz do Iguaçu (PR), UNILA conta com estudantes de mais de 30 nacionalidades (Foto: Divulgação)

Considerada a universidade mais internacional do Brasil, atualmente a UNILA conta com estudantes de 39 nacionalidades. Localizada em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com a Argentina e o Paraguai, a UNILA tem a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina. Por isso, são ofertadas vagas para alunos residentes em países latino-americanos e, desde 2018, para refugiados e portadores de visto humanitário que já residam no Brasil. As aulas são bilíngues, ministradas em português e espanhol.

Para mais informações sobre a seleção de refugiados e portadores de visto humanitário, acesse Link ou entre em contato pelo e-mail seleccion.al@unila.edu.br.

Fonte:

Deixe seu comentário