Portal da Cidade Foz

Educação

Itaipu abre diálogo para apoiar as universidades em temas sobre sustentabilidade

Assunto foi debatido durante encontro de diretores da Binacional com reitores de sete universidades do Estado, nesta segunda-feira (22).

Publicado em 23/05/2023 às 06:32
Atualizado em

A Itaipu Binacional, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), vai formar um grupo de trabalho para atender as demandas das universidades estaduais do Paraná. A apresentação foi feita durante uma reunião dos reitores das sete universidades estaduais do Paraná com a diretoria de Itaipu.

A iniciativa pretende criar um programa de extensão universitária em projetos voltados à sustentabilidade territorial, considerando os 399 municípios do Paraná. O convênio quer construir uma rede de ações de extensão em temas como os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, para que estudantes das universidades estaduais busquem soluções aos desafios socioambientais.


“Entendemos o papel da Itaipu, voltado para produção de energia e no desenvolvimento de programas sociais e ambientais, em todos os municípios do Paraná. Agora, queremos abrir o diálogo e saber onde podemos avançar em nossa missão com o apoio das universidades”, resumiu o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri.


Além dele, participaram do encontro os diretores de Itaipu Carlos Carboni (Coordenação) e Iggor Gomes Rocha (administrativo) e o diretor-superintendente da FPTI, Irineu Colombo. 


Participaram os reitores: Salete Paulina Sirino, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Alexandre Webber, da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste); Marta Regina Favaro, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Gisele de Carvalho, vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Miguel Sanches Neto, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Fábio Hernandes, da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro); e Fábio Martini, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). As sete universidades são integrantes da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp).


“Este encontro é inédito. É a primeira vez que todos os reitores das universidades são recebidos aqui na Itaipu para debater de forma conjunta a criação de um edital”, afirmou o presidente da Apiesp e reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto. De acordo com ele, as universidades têm uma capilaridade muito grande no estado, com campi e centros de pesquisa em todas as regiões.


Segundo Sanches Neto, um dos assuntos que merecem atenção são os projetos voltados à energia fotovoltaica que, além de reduzir o custo energético das instituições de ensino, poderiam formar alunos no tema das energias renováveis, que têm grande impacto ambiental.


Após este primeiro contato, a Itaipu vai iniciar o debate sobre o tema com as universidades federais do Estado do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul.

Fonte:

Deixe seu comentário