Portal da Cidade Foz

Sesi Internacional

Microsoft reconhece o Colégio Sesi Foz do Iguaçu como Showcase School

Alunos do Ensino Médio passam a fazer parte do programa mundial da Microsoft com escolas inovadoras ao redor do mundo.

Publicado em 30/09/2021 às 15:12
Atualizado em

(Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep)

(Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep)

O Colégio Sesi Internacional Trilíngue, instalado dentro do Parque Tecnológico Itaipu, foi reconhecido pela Microsoft como Showcase School e passa a integrar, pela primeira vez, um seleto grupo de 325 escolas ao redor do mundo, sendo apenas 10 brasileiras, que compartilham experiências e ideias a partir do uso da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo dentro do ambiente escolar.

O reconhecimento coloca a cidade de Foz do Iguaçu como excelência no uso da tecnologia para incentivar a aprendizagem por meio de uma grade curricular inovadora, em tempo integral, com disciplinas regulares e optativas na qual o aluno tem formação em diversas áreas, incluindo a tecnologia. “Estar entre as Showcase Schools demonstra que o trabalho do Colégio Sesi Internacional Trilíngue é intenso e mantém a escola no caminho do desenvolvimento das pessoas e da sociedade, com uma metodologia inovadora e uma gestão de efetiva qualidade”, destaca Reinaldo Rodrigues dos Santos, coordenador de educação responsável por esta conquista do Colégio Sesi Internacional Trilíngue de Foz do Iguaçu.

As escolas escolhidas pelo programa fazem parte de um seleto grupo envolvido na transformação digital que tem como objetivo melhorar o ensino e a aprendizagem ao redor do mundo. Isso ocorre a partir da criação de experiências que inspiram o aprendizado para a vida e estimulam o desenvolvimento de habilidades cada vez mais importantes para o sucesso profissional. Assim, equipe pedagógica e alunos estão mais conectados, realizando um trabalho colaborativo de forma ágil e dinâmica, expandido as fronteiras da comunicação e do conhecimento.

“Me sinto privilegiada em poder contar com uma equipe de professores que incentiva os alunos. Usamos, constantemente, as ferramentas tecnológicas que são disponibilizadas pelas Microsoft e uma das mais incríveis experiências que tive foi usar o programa Minecraft Education para resolver o desafio da oficina #fabricandoofuturo. Minha equipe e eu desenvolvemos um sistema tecnológico totalmente moderno usando essa ferramenta e entregando à comunidade uma solução que encantou a banca na apresentação do pitch. Nunca estudei num Colégio que me proporcionasse tamanho conhecimento para utilizar as ferramentas da Microsoft e hoje aplico no meu dia a dia como estudante”, comenta a aluna do 2º ano do Ensino Médio Colégio Sesi Internacional Trilíngue, Ana Laura de Oliveira Sister.

Para se tornar uma Showcase School, o Colégio Sesi Internacional Trilíngue em Foz do Iguaçu personalizou o processo de aprendizagem a partir do uso de tecnologias atuais como o Office 365 para Educação, Office Mix, OneNote, Skype, Minecraft e outras, tornando o ensino cada vez mais inovador e possibilitando aos alunos aprenderem de forma mais efetiva, desenvolvendo habilidades que vêm sendo reconhecidas nos países mais desenvolvidos do mundo e compartilhando as melhores práticas do uso da tecnologia Microsoft durante o processo de ensino-aprendizagem.

Seis Unidades do Colégio Sesi da Indústria são Showcase Schools

Além de Foz do Iguaçu, credenciada pela primeira vez, já fazem parte do grupo das Showcase Schools no Brasil, desde 2017, as unidades do Colégio Sesi Internacional com educação bilíngue de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa e as unidades do Colégio Sesi da Indústria em Maringá e Cascavel. O programa oferece aos líderes escolares um ambiente de compartilhamento de suas ideias sobre inovação digital e apresenta novas metodologias e soluções online em eventos internacionais e regionais. A plataforma da comunidade Microsoft oferece, para todos os envolvidos, cursos de capacitação sobre o uso de ferramentas aplicadas para a educação significativa, personalizada e criativa, promovendo a autonomia do aluno de modo seguro e com conteúdo de qualidade.

“Receber o reconhecimento da Microsoft significa dizer que as unidades do Colégio Sesi no Paraná estão conectadas e integradas a uma proposta de trabalho inovadora, com foco na transformação digital. Significa, ainda, que a educação digital está integrada ao currículo e que ciência, tecnologia, engenharia e matemática são fortes diferenciais no dia a dia de nossos colégios, se fazendo presentes de maneira substancial nas dinâmicas e oficinas de trabalho com nossos alunos”, destaca Raphaela Ribas Lupion Gubert, Coordenadora de Educação e Negócios dos Colégios Sesi da Indústria no Paraná.

Colégio Sesi Internacional - Parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e High School

O Ensino Médio Trilíngue do Colégio Sesi Internacional em Foz do Iguaçu acontece por meio de uma parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em território binacional, na região da Tríplice Fronteira. As aulas são ministradas em um ambiente multicultural dentro do PTI, com possibilidade de o aluno realizar, concomitante ao Ensino Médio, Cursos Técnicos do Senai nas áreas de energia e eletrotécnica.

Além do próprio currículo que contempla disciplinas ministradas inteiramente em inglês e espanhol, os alunos são preparados para certificações de proficiência em nível internacional pelas Universidades de Cambridge e Cervantes. Outro diferencial é o High School; programa ofertado para os estudantes do Internacional, que possibilita ao aluno cursar à distância disciplinas americanas enquanto mantém as aulas presenciais do currículo brasileiro. Quando terminar os estudos, o aluno terá acumulado créditos em disciplinas americanas, possibilitado acesso à dois diplomas e oportunidades fora do país.

Metodologia baseada em Oficinas de Aprendizagem

No Colégio Sesi Internacional as aulas são baseadas nas Oficinas de Aprendizagem. Os alunos se reúnem em mesas redondas, formando equipes para solucionar os desafios propostos pelo professor, estimulando a postura investigativa, o trabalho em equipe e, principalmente, a integração entre todas as disciplinas.

Soft skills como, resiliência, empatia, colaboração, comunicação e relacionamento interpessoal, competências essenciais para o mundo do trabalho e para a vida, além da autonomia e o desenvolvendo de habilidades para expressar, com mais facilidade, ideias de maneira criativa e dinâmica, também são desenvolvidas e estimuladas. A cada bimestre, os professores, que neste modelo atuam como mediadores do conhecimento, apresentam um tema que será trabalhado nas Oficinas de Aprendizagem e os trabalhos e avaliações são realizados de maneira individual e em equipe.

Desde a inauguração da sua primeira unidade, em 2005, o Colégio Sesi no Paraná, também em suas unidades Bilíngue e Trilíngue, adota a metodologia “Oficinas de Aprendizagem” em seu modelo de ensino. Desenvolvida pela pedagoga Márcia Rigon (1950-2013), especialista em linguística e filologia, estudo da linguagem em fontes históricas escritas, com especialização nos idiomas francês e inglês, a metodologia está patenteada na Biblioteca Nacional na categoria de propriedade intelectual, além de registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), desde 1996.

A partir do uso desta metodologia, o Colégio Sesi no Paraná tornou-se, em 2011, a primeira instituição de ensino brasileira reconhecida com o prêmio Hermès de l’innovation, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, na França. Na ocasião, o prêmio foi entregue por Marc Giget, um dos maiores especialistas do mundo na área da inovação, à professora Márcia Rigon, que desenvolveu a metodologia de ensino aplicada no Colégio Sesi da Indústria e que foi considerada, na ocasião da premiação, uma das experiências educacionais mais inovadoras do mundo.

Matrículas Abertas

O Colégio Sesi Internacional Trilíngue, instalado dentro do Parque Tecnológico Itaipu, está com matrículas abertas para o Ensino Médio em 2022. Todas as informações para matrículas na unidade estão disponíveis em www.colegiosesi.com.br/internacional.

Fonte:

Deixe seu comentário