Portal da Cidade Foz

Rede Municipal

Prefeitura amplia a oferta do atendimento em período integral nas escolas

Escola Municipal do Jardim Naipi será a terceira unidade a atender neste modelo; Outras quatro escolas iniciam o projeto de forma gradativa em 2023.

Publicado em 01/12/2022 às 13:15

Escola Jardim Naipi inicia o período integral para todas as turmas em 2023. (Foto: Divulgação/PMFI)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal da Educação, vai ampliar a oferta do período integral nas escolas da rede pública para ano letivo de 2023. Além das escolas Parigot de Souza e Gabriela Mistral, que iniciaram o atendimento este ano, o modelo será ofertado na Escola Jardim Naipi, para cerca de 200 alunos do 1º ao 5º ano. 

O atendimento em jornada ampliada também acontecerá nas escolas Cândido Portinari (com duas turmas de 1º ano); João XXIII (4º e 5º ano); Cecília Meireles (3º e 5º ano) e Érico Veríssimo (3º e 5º ano). Nestas escolas, a implantação do período integral em todas as turmas acontecerá de forma gradativa. 

Os alunos permanecerão nas unidades escolares das 8h às 17h e receberão três refeições por dia, sendo café da manhã, almoço e jantar. Além da grade comum curricular, os estudantes terão aulas de inglês e espanhol, robótica, educação ambiental e cidadã, oficinas de música, dança e teatro. 

“O período integral é uma grande conquista para a educação pública de Foz do Iguaçu. É um projeto que amplia as possibilidades de conhecimento das nossas crianças e contribui para que tenhamos uma sociedade melhor”, afirma o prefeito Chico Brasileiro.  

Na Escola Parigot de Souza, região central da cidade, o período integral começou a ser ofertado em março deste ano para 220 alunos, e na Gabriela Mistral, região da Vila A, o atendimento iniciou em agosto, após a entrega da nova sede da escola. A unidade escolar atende 280 alunos.

Recentemente, a Parigot também recebeu o prêmio “Cruzando Fronteiras”, da Organização dos Estados Íbero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o projeto do ensino bilíngue, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A escola foi a única selecionada da região Sul e recebeu a premiação em Brasília, no mês de agosto.

“É um grande avanço na educação pública e um suporte essencial para as famílias, que precisam trabalhar e têm na escola um local de aprendizagem e segurança para os filhos”, disse a secretária da educação, Maria Justina da Silva. 

O ensino em período integral atende a meta 6 do Plano Nacional de Educação e também está previsto no Plano Municipal de Educação.

Fonte:

Deixe seu comentário