Portal da Cidade Foz

Educação

Rede Municipal promove o “Dia da Família na Escola” neste sábado (13)

Objetivo é aproximar as famílias do ambiente escolar e fortalecer a parceria para um melhor processo de ensino-aprendizagem; Encontro integra o calendário.

Publicado em 13/05/2023 às 12:23

A Secretaria Municipal da Educação promove neste sábado (13) o “Dia da Família na Escola” em todas as 94 unidades de ensino (50 escolas e 44 Cmeis - Centros Municipais de Educação Infantil). O intuito é incentivar a participação das famílias no ambiente escolar e sensibilizá-las sobre a importância desta parceria para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

“A ideia é fazer com que os pais e cuidadores das crianças conheçam o local de estudo dos seus filhos, os professores e toda a equipe da escola e possam interagir nas atividades organizadas. A proposta deste dia é justamente fortalecer o elo entre a família e a escola”, explica a secretária da educação, Maria Justina da Silva.

As unidades de ensino programaram diversas atividades especiais para este sábado, como palestras, exposições de trabalhos, apresentações de música e dança dos alunos, gincanas entre pais e filhos, café da manhã e até sorteio de brindes para as mamães, em homenagem ao dia delas, celebrado no domingo (14). Cada escola ou Cmei organizou horários específicos com os familiares. 

Na Escola Municipal Profª Lucia Marlene, na Vila Yolanda, os alunos farão apresentações a partir das 9h30. Já na Escola Osvaldo Cruz, no Libra, o encontro com os pais inicia as 15h. No Cmei Profª Heley de Abreu, em Três Lagoas, os pais serão recebidos com um café da manhã a partir das 8 horas, acompanharão uma palestra sobre a importância da relação entre família e escola e depois participarão de atividades com as crianças em sala. Os pequenos também farão apresentações.

No Cmei Dom Olívio, no Porto Belo, os alunos se apresentam a partir das 8h. A Escola Eloi Lohman, em Três Lagoas, aproveitará o encontro para abordar o Maio Amarelo, o mês de conscientização e prevenção dos acidentes de trânsito, a partir das 11h.

Para a diretora de educação infantil, Luciana Moreira, o desenvolvimento educacional de uma criança só é possível quando escola e família atuam juntas. “A parceria nos dias de hoje é imprescindível para que o diálogo, a confiança, a empatia, a reciprocidade, entre tantas outras atitudes e ações façam parte da rotina dos alunos. Um segmento sem o outro não é capaz de alcançar os objetivos propostos. Família e escola precisam estar unidas no processo educacional, que é a única forma de transformação da sociedade”, afirma. 


O Dia da Família integra o calendário letivo dos alunos e o PPP (Projeto Político Pedagógico) das unidades de ensino.

Fonte:

Deixe seu comentário