Portal da Cidade Foz

Rede básica

UNILA abre seleção de Bolsa de Iniciação à Docência para professores

Os professores selecionados atuarão como supervisores nas áreas de Ciências, Espanhol, Geografia e Química; as inscrições seguem até 11 de junho.

Publicado em 06/06/2023 às 08:29
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Assessoria )

A UNILA lançou edital para seleção de professores da educação básica para atuarem como supervisores dos subprojetos de Ciências, Espanhol, Geografia e Química, áreas que integram essa fase do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Serão selecionados seis supervisores para participar nas áreas dos subprojetos a serem realizados nos seguintes colégios estaduais de Foz do Iguaçu: Três Fronteiras (Ciências e Geografia), Monselhor Guilherme (Espanhol), Paulo Freire (Geografia), Almirante Tamandaré (Química) e Ayrton Senna da Silva (Química).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 11 de junho pelo Portal Inscreva da UNILA. A seleção compreende análise da documentação, do currículo do candidato e realização de entrevista. Os docentes selecionados para o PIBID supervisionarão as atividades dos bolsistas em iniciação à docência e receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1.100,00, com duração prevista até abril de 2024. Para mais informações, acesse o Edital PROGRAD 100/2023.

As funções dos docentes selecionados compreendem o planejamento, o acompanhamento e a supervisão das atividades dos estudantes de licenciatura nas escolas. Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deve atuar com vínculo empregatício na rede pública de ensino básico e na docência na área indicada para as escolas-campo. Também deve ter licenciatura correspondente ao componente curricular das áreas já definidas como subprojetos e experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica, além de outros requisitos contidos no edital.

O PIBID

O PIBID/UNILA tem como finalidade a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, em parceria com as redes públicas de educação básica, além da valorização dessas carreiras. O programa visa aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente; contribuir para a valorização do magistério; mobilizar os professores da educação básica como coformadores dos licenciandos, tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; entre outros.

Fonte:

Deixe seu comentário