Portal da Cidade Foz

Eleita

Viviane Jara Benítez é a nova presidente do Sindicato dos Educadores de Foz

Chapa liderada pela professora foi eleita com 90,81% dos votos; o mandato será até 2026.

Publicado em 16/09/2022 às 11:29

A professora Viviane Jara Benitez assume a presidência do SINPREFI para dar continuidade às ações em andamento. (Foto: Izabelle Ferrari/Divulgação)

Comissão eleitoral, representantes da Fesmepar e assessoria jurídica do SINPREFI acompanharam todo o processo eleitoral. (Foto: Kathlen M. Ferrari/Divulgação)

A atual presidente do SINPREFI, Marli Maraschin de Queiroz, deixa o cargo depois de quatro anos à frente do SINPREFI. (Foto: Izabelle Ferrari/Divulgação)

Cinquenta minutos foi o tempo que durou a contagem dos 1.404 votos em cédula de papel das eleições do Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação de Foz do Iguaçu (SINPREFI). A apuração foi na sede do sindicato, na noite de ontem (15). 

A chapa única, liderada pela professora Viviane Jara Benitez, conquistou 1.275 votos, representando um total de 90,81%, o que garantiu a aprovação. A nova diretoria assumirá a liderança no sindicato no dia 24 de setembro e o mandato segue até setembro de 2026.

Viviane Jara Benitez é formada em Pedagogia pela Unioeste, pós-graduada em Alfabetização e Educação Infantil pelo Instituto Rehma. Atuou nas escolas municipais Érico Veríssimo e Jardim Naipi, antes de assumir o cargo de diretora de políticas sindicais do SINPREFI, entre 2018 e 2022. “Somente com um trabalho coletivo, pela luta coletiva e organizada do sindicato é que vamos avançar e nosso sindicato é prova disso”, declarou a nova presidente do SINPREFI imediatamente após a divulgação do resultado.

A atual presidente do SINPREFI, professora Marli Maraschin de Queiroz, atua no sindicato desde a fundação, em 2010. Entre 2014 e 2018, foi secretária geral do SINPREFI, assumiu a presidência em 2018 e compõe a chapa eleita como suplente. Marli M. de Queiroz é graduada em Letras/Português e Espanhol pela Unioeste e pós-graduada em Alfabetização em Séries Iniciais pela Universidade de Marechal Cândido Rondon. “Nos últimos quatro anos treinamos as colegas que estão assumindo agora. Considero que a liderança não é de um só, é muito importante a unidade,” considera ela. 

Sucessão

A diretoria eleita representa continuidade do trabalho em andamento, valorizando todos os profissionais da educação: ativos, aposentados e pensionistas. Entre as conquistas recentes mais importantes está a inclusão dos secretários de escola no Plano de Cargos e Carreiras do Magistério. Também falta pouco para a equiparação do salário base dos profissionais de Foz do Iguaçu com o piso nacional. Houve ainda a implementação de referências que representam avanços salariais para os aposentados com paridade. Em relação à nova sede do sindicato, foi no mandato da atual diretoria que foram adquiridos dois terrenos para construção. 

A partir de agora, a luta incluirá, ainda, a implementação integral da minuta de reformulação do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, protocolada ainda em 2019 e a busca pelo pagamento de vale-alimentação e auxílio-transporte para todos os profissionais da educação. Este foi justamente um dos pedidos da professora Ana Claudia Machado Kiechle, que trabalha na Escola Municipal Parigot de Souza. Na hora de votar ela disse: “Que tenhamos ajustes melhores e que passemos a ter direito a vale-transporte ou uma ajuda de custos com relação a combustível, além de vale-alimentação.”

A eleição

A eleição do SINPREFI ocorreu das 8h às 17h desta quinta-feira (15). Houve duas urnas fixas: uma na sede do sindicato e outra na Secretaria Municipal de Educação. Outras 16 urnas itinerantes circularam pelas escolas municipais e Cmei´s de Foz. Para votar, na cédula de papel, os filiados deveriam marcar SIM ou NÃO, sendo SIM caso aprovassem a única chapa em disputa e NÃO caso desaprovassem. Era necessário ter maioria de aprovação. Vinte representantes da Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais e Estaduais do Paraná (FESMEPAR), participaram do processo eleitoral, além de educadores locais coordenados por uma comissão eleitoral instituída especialmente para a eleição deste ano. A assessoria jurídica do SINPREFI acompanhou todo o processo até a divulgação do resultado final.

Fonte:

Deixe seu comentário