Portal da Cidade Foz

Mais bonita do mundo

Meia das Cataratas recebeu mais de 4 mil corredores no Parque Nacional do Iguaçu

Participantes de seis países e 459 cidades disputaram a prova, realizada neste domingo (7).

Publicado em 07/05/2023 às 19:59

Quatro mil e 595 corredores participaram da 14.ª Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8km, no Parque Nacional do Iguaçu. A prova, que é considerada uma das mais bonitas do mundo e tem como pano de fundo as Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, atraiu atletas de seis países e 459 cidades.

A temperatura amena no começo da manhã impulsionou ainda mais os participantes, que começaram a chegar antes do raiar do dia. Familiares, amigos e entusiastas do esporte puderam acompanhar a prova na região das Cataratas, onde foi realizada a largada e a chegada da corrida. 

Para viver essa experiência vieram pessoas de longe e perto. Além de brasileiros, de todas as regiões do país, e estrangeiros dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Chile e Rússia, os quais se desafiaram no corredor verde do Patrimônio Mundial Natural. 

O primeiro a completar o percurso de 21km foi o paraguaio Derlys Ayala, que correu outras provas no mundo e amou a Meia das Cataratas. “A paisagem é muito linda e contrasta com o percurso exigente. Você aproveita bastante, e isso é o mais importante, desfrutar o fato de correr em uma maravilha. Essa é uma das mais lindas, com uma experiência como nenhuma outra. Minha primeira vez aqui e com certeza voltarei, gostei muito.”

A vencedora dos 21km no feminino foi Janine Rodrigues, de Guatemi, no Mato Grosso do Sul, que ficou sabendo da prova dentro do parque e se interessou pela experiência. “Minha primeira vez correndo aqui e é um percurso difícil, mas muito lindo. Com certeza voltarei outras vezes. Estou muito feliz em ser campeã da Meia. Experiência única e incrível.”

Maycon Diego da Rosa, de Pato Branco, venceu o Desafio 8km das Cataratas. “Primeira vez na Meia das Cataratas. Sensação indescritível esta prova, a energia dessas pessoas não tem igual, a euforia de todos os atletas é sensacional. Pretendo retornar para viver isso novamente. Energia muito boa do Parque Nacional do Iguaçu.”

Na categoria feminina da prova de 8km, a vencedora foi Rozelene Padilha, de Paranavaí, no Paraná, vitoriosa pela quarta vez consecutiva. “Mais uma participando da prova e sendo campeã. Eu me dediquei para isso, o tempo foi o mesmo nas quatro vezes, o que é mais legal. Muito bom correr no parque, é maravilhoso. Quem vem pela primeira vez vai vir sempre, como eu.”

Outros personagens importantes dessa edição foram os amigos Marcos Kidricki e João Batista de Andrade, de Foz do Iguaçu. Ambos admiradores do parque, que fizeram uma homenagem aos pioneiros da criação do Patrimônio Mundial Natural, fantasiados de Santos Dumont e Frederico Engel. “Foi maravilhoso, um lugar que a gente sempre batalhou para que virasse um Patrimônio Histórico Mundial, e as Cataratas como uma Maravilha da Natureza. O parque e a cidade estão de parabéns por esse evento fantástico”, comentou João, que estava vestido do famoso aviador.

Marcos, trajado de Frederico, contou sobre a preparação para participar da corrida e a homenagem. “Treinamos bastante pensando nessa prova, uma forma de nós homenagearmos o nosso grande pioneiro, querido Engel, que trouxe pela primeira vez o Santos Dumont aqui para o parque, influenciando com isso a criação do nosso grandioso Parque Nacional do Iguaçu.”

Meia Maratona – masculino (geral):

1.º – Derlys Ayala

2.º – Wagner Nunes dos Santos

3.º – Alexandro Pereira

4.º – Edson Luiz Brasiliano de Lima

5.º – Marcos da Silva Suzarth

Meia Maratona – feminino (geral):

1.ª – Janine Rodrigues de Oliveira

2.ª – Beatriz Neres Orzechowski

3.ª – Janete Tedesco

4.ª – Fabiana Correia Ferreira

5.ª – Ana Sabrina da Silva

Desafio 8km – masculino (geral):

1.º – Maycon Diego da Rosa

2.º – Douglas Junior Ferreira da Costa

3.º – Lucas Rodrigues

4.º – Guido Ramon Bodenser Anazco

5.º – Lucas Claro de Abreu

Desafio 8km – feminino (geral):

1.ª – Rozelene Rodrigues Padilha

2.ª – Maria Belen Espinola Gabaglio

3.ª – Vanessa Ariela de Alcantara

4.ª – Keidy Roze Cima Pontes

5.ª – Susan Kelly Mestrener

Avaliação do evento

Para José Ulisses, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, a 14.ª Meia das Cataratas foi especial. “É um evento almejado e esperando pela população local, pelos visitantes, pelos atletas. Um evento fenomenal. Do ponto de vista do parque, o contato do atleta com a natureza só aumenta o carinho com a unidade. Quando aumenta esse sentimento, a gente aumenta a rede de pessoas que defendem e protegem o parque, e pra gente é positivo em todos os aspectos. Esse evento é um orgulho para o ICMBio, ainda mais contar com a parceria da Urbia Cataratas.”

Segundo Marcelo Skaf, diretor da Urbia Cataratas S.A., o evento foi muito importante para o parque. “Mais de quatro mil e 500 pessoas, todas participando democraticamente. Uma prova linda em um cenário incrível. Para a divulgação do parque, do destino, da cidade, da conservação da natureza, uma prova como essa é um golaço. Tá todo mundo de parabéns, os atletas, a organização. E todo ano a gente vai ter isso. É uma prova muito tradicional no calendário brasileiro.”

Adelio Demeterko, diretor da Urbia Cataratas S.A., considerou essa edição da corrida um momento de celebração. “A Meia Maratona é muito importante, tanto para promover o destino turístico como para movimentar a economia. Nós temos quatro mil e 500 pessoas aqui correndo, além dos acompanhantes e das famílias que vieram para Foz do Iguaçu, movimentando a economia, os hotéis, toda a cidade”, comemorou.

A 14.ª edição da Meia Maratona das Cataratas foi uma realização da concessionária Urbia Cataratas S.A. e Parque Nacional do Iguaçu, com patrocínio da Nissei e CCR Aeroportos, promoção da RPC e apoio da Água Mineral Sferriê e Fundo Iguaçu.

Resultado completo – 21km: https://bit.ly/3NNxykv

Resultado completo – 8km: https://bit.ly/3pjSp4Q


Fonte:

Deixe seu comentário