Portal da Cidade Foz

Segurança

Foz do Iguaçu registra redução de 23,9% nos homicídios, segundo pesquisa da SESP

Balanço da SESP mostra o comparativo entre janeiro a setembro de 2021 com o mesmo período do ano passado.

Publicado em 25/11/2021 às 17:12

(Foto: Divulgação/PMFI)

Foz do Iguaçu teve uma redução de 23,9% nos casos de homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e feminicídios entre janeiro e setembro de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados sobre as Mortes Violentas Intencionais (MVI) são do levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP). 

“Os dados técnicos de todas as instâncias sejam do governo federal, estadual ou da sociedade civil organizada, apontam que Foz do Iguaçu está avançando em diversos aspectos. Isto demonstra que os esforços para desenvolver um novo conceito de cidade, objetivando melhorar a vida das pessoas, está tendo importantes resultados”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro. 

Ainda conforme o prefeito, a integração das forças de segurança na cidade - Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal - tem sido fundamental para a diminuição da violência na cidade. 

De acordo com os dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), setor responsável pela análise e mapeamento criminal do Paraná, Foz registrou de janeiro a setembro deste ano 46 crimes contra a vida, número 23,9% menor se comparado com o mesmo período de 2020, quando foram registradas 57 ocorrências.

O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, comentou a redução dos crimes no Estado e reforçou a importância das ações policiais: “A redução se deve ao trabalho das forças de segurança, por meio de uma estratégica específica, com ação direta e de inteligência policial contra o tráfico de drogas, principalmente, pois combatendo este crime, combate-se também o homicídio”, afirmou Marinho.

Reginaldo José da Silva, secretário municipal de segurança pública, também ressaltou a atuação integrada das forças de segurança: “No passado, Foz infelizmente figurava como uma das cidades mais violentas do Brasil e após um intenso trabalho das forças de segurança, que intensificaram as ações integradas, cada uma dentro das suas atribuições legais, Foz segue ano após ano melhorando os índices de segurança pública”, comentou Reginaldo. 

Investimentos

A Prefeitura de Foz do Iguaçu tem aplicado importantes investimentos na segurança pública da cidade, a exemplo da reativação da central de videomonitoramento, aquisição de novas armas, veículos, coletes, entre outros equipamentos para a Guarda Municipal. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública também tem realizado diversas capacitações práticas, teóricas e assistência psicológica aos agentes da corporação, a fim de sempre ofertar um atendimento de excelência aos iguaçuenses.

Fonte:

Deixe seu comentário