Portal da Cidade Foz

Ação Ostensiva

PRF prende homem com pistola nos arredores do Jardim Jupira em Foz do Iguaçu

Apreensão foi durante uma operação de combate aos assaltos na fila da Ponte Internacional da Amizade.

Publicado em 21/12/2022 às 16:41

(Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma pistola nesta quarta-feira (21), no município de Foz do Iguaçu, km 729, da BR-277, por volta das 10h.

Durante uma operação de repressão aos roubos na fila de acesso à aduana da Ponte Internacional da Amizade (PIA), nas cercanias do bairro Jardim Jupira, a PRF prendeu em flagrante um homem, de 24 anos, o qual detinha irregularmente uma pistola de fabricação argentina, calibre 9mm.

A ocorrência foi direcionada à polícia judiciária estadual para os procedimentos pertinentes.

Redes Sociais

Nos últimos dias, há a circulação em redes sociais de vídeos sobre assaltos próximos da zona primária fronteiriça neste final de ano que apresenta elevada movimentação de veículos e pessoas.

Diante dos fatos, a PRF continuará com os grandes esforços de combate, com a utilização de policiais da União em serviço diário na nossa Unidade Operacional do trecho, do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da Delegacia, além de motociclistas. 

Ambiente criminal

Vale lembrar que a PRF atua de forma integrada e sinérgica com os demais órgãos de segurança pública das demais esferas em ações de repressão e investigação, com o uso estratégico da inteligência, contudo há outros aspectos, além do trabalho policial, que contribuem para um ambiente mais propício aos eventos. 

A região apresenta uma degradação urbana com a manutenção notável de indivíduos propensos à prática de assaltos.

De igual modo, a atual deficiência estrutural viária provoca o acúmulo de uma longa fila, sendo que, com a liberação da nova Ponte (da integração), existe a expectativa de desafogar o trânsito de acesso à PIA.

Por fim, há uma necessidade de aperfeiçoamento da legislação vigente, na medida em que as prisões são realizadas, porém os criminosos conseguem a rápida liberdade, em diversos casos, e permanecem a praticar os mesmos crimes nos mesmos locais. Ou seja, persiste a famigerada “sensação de impunidade”.

“Roubos de oportunidade”

A saber, os assaltos ocorridos são tidos como “roubos de oportunidade”, os quais podem ser dificultados e evitados pelo próprio cidadão. 

Por isso, cabem as seguintes orientações de segurança: transite de vidros fechados, não ostente objetos de valor, para os pedestres, andem em grupos, e certifique-se da viabilidade de fazer uso de transporte de passageiros, como vans.

E, claro, em caso de qualquer emergência ou dúvida, ligue para a PRF, no número 191.

Circulação média e diária de veículos na PIA

Toda grande cidade ou metrópole nacional ou mundial apresenta altos níveis criminais, como é sabido.

No caso da região da PIA, temos além das circunstâncias que colaboram com o ambiente para o acontecimento de crimes, a expressiva circulação diária de 40 mil veículos. Em uma semana, chega-se a 280 mil, em média. 

Ademais, a ilustrar, segundo dados oficiais, a cada dezessete segundos ocorre um roubo ou furto no Brasil.

Embora seja reprovável todo e qualquer episódio criminal, que será enfrentado com todo o rigor pela PRF, o número de tentativas e consumações ainda é, relativamente, baixo para o cenário de nossa realidade. 

Demonstra que, apesar de todas as dificuldades impostas, o trabalho está sendo feito de modo que possamos proporcionar sempre o melhor serviço público à sociedade.

Fonte:

Deixe seu comentário