Portal da Cidade Foz

Segurança

Simpósio internacional debate papel da inteligência no combate ao crime

O evento acontece em Foz do Iguaçu e conta com representantes dos setores de inteligência das forças de segurança da América Latina e EUA.

Publicado em 24/11/2022 às 11:33

(Foto: Divulgação/PMPR)

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) está promovendo nesta semana (22 a 24) o 1º Simpósio Latino-Americano de Inteligência. O evento acontece em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, e conta com representantes dos setores de inteligência das forças de segurança do Brasil, Argentina, Peru, Paraguai e Colômbia, além de convidados das forças de segurança dos Estados Unidos.

O simpósio, organizado pela Diretoria de Inteligência da PMPR, tem como tema o papel da inteligência no combate ao crime organizado e à criminalidade na região de fronteira. Foz do Iguaçu foi escolhida como sede por ser uma cidade que faz fronteira com outros dois países da América Latina, a Argentina e o Paraguai. Outro fator que contribuiu na escolha foi a o trabalho do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) na região.

O comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, destacou a atuação dos policiais na fronteira do Paraná, combatendo a criminalidade já na entrada do País. Segundo ele, o simpósio é resultado da integração diplomática que há com os países vizinhos para a realização de ações de segurança.

“Aproveitamos este momento também para reconhecer a atuação de nossos policiais na fronteira, onde desempenham um trabalho primordial na apreensão de armamentos e drogas, evitando que cheguem a outros estados brasileiros”, afirmou.

“É um encontro que comemora o primeiro ano da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar e reúne as forças de segurança que possuem atuação direta nas fronteiras, possibilitando a troca de informações e experiências que vão melhorar nossa atuação contra a criminalidade aqui no Paraná”, ressaltou o chefe da Diretoria de Inteligência da PM, coronel Wagner Lúcio dos Santos.

Além da PMPR e de representantes internacionais, participam do evento integrantes da Polícia Civil do Paraná, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Tribunal de Justiça do Paraná e do Ministério Público do Paraná.

Fonte:

Deixe seu comentário