Portal da Cidade Foz

Política

Ex-prefeito Dobrandino da Silva se torna cidadão honorário de Foz do Iguaçu

O evento reuniu familiares, amigos, ex-vereadores e autoridades de diferentes partidos.

Publicado em 15/07/2022 às 08:33

(Foto: Christian Rizzi/Câmara Foz)

Primeiro prefeito eleito pelo voto, cidadão com maior número de mandatos eletivos pela cidade e político de destaque no Paraná. Em reconhecimento a este legado, Dobrandino Gustavo da Silva se tornou, na noite de hoje, 14, cidadão honorário de Foz do Iguaçu. O evento, no plenário da Câmara Municipal, reuniu familiares, amigos, ex-vereadores e autoridades de diferentes partidos.

A proposição, aprovada por todos vereadores, de autoria do vereador Valdir de Souza “Maninho” (PSC), relembrou o papel de destaque do homenageado na história política iguaçuense.

A trajetória do ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-vereador Dobrandino da Silva inclui obras importantes para o desenvolvimento da cidade, entre elas a abertura das grandes avenidas, a implantação da rede de saneamento para os bairros mais populosos e regularização fundiária, como também a busca de recursos para áreas de segurança, assistência social, saúde, infraestrutura, entre outras.

Ao usar a tribuna para falar do homenageado, o vereador Maninho destacou. “ Teríamos que permanecer aqui dois dias para falar quem é Dobrandino e o que representou para nossa cidade. Você está para sempre na história de Foz do Iguaçu. Temos o dever de falar para nossos filhos, netos e outros a história de Dobrandino Gustavo da Silva e o exemplo de ser humano que é”, disse.

“ Quero agradecer de coração essa homenagem. Hoje tive a gratidão de ver amigos neste plenário. Comecei a minha trajetória política na Câmara Municipal. Graças a Deus, por minha força política, consegui dialogar com todos governadores José Richa, Alvaro Dias, Jaime Lerner e Roberto Requião, e o respeito mútuo que mantínhamos ajudou nossa cidade a receber recursos melhorando a vida dos cidadãos”, relembrou o homenageado.

Reconhecimento

“A maior marca do Dobrandino é esse coração compassivo, e com espírito de luta, representou nossa cidade orgulhosamente. Receba nosso reconhecimento por todo trabalho feito em nome de Foz do Iguaçu”, enfatizou o presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício.

Figura emblemática

O secretário de Administração, Nilton Bobato, representando o prefeito Chico Brasileiro, que está em viagem, disse que Dobrandino Gustavo da Silva é “ a figura política mais emblemática e simbólica de Foz do Iguaçu. Tenho muita honra em participar desta homenagem”, destacou ao lembrar do desafio do ex-prefeito em governar a cidade em meio a explosão demográfica com a construção da Itaipu Binacional.

Estiveram presentes os vereadores Yasmin Hachem (MDB), primeira secretária, Protetora Carol Dedonatti (PP), segunda vice-presidente, Jairo Cardoso, segundo secretário, Anice Gazzaoui (PL), João Morales (União Brasil), Alex Meyer (PP), Cabo Cassol (Podemos), Rogério Quadros (PTB), o vice-prefeito, Delegado Francisco Sampaio, Sérgio Beltrame, representando o deputado Federal Vermelho, Eduardo Rodrigues de Oliveira, representando a Itaipu Binacional e o ex-prefeito Sâmis da Silva, filho de Dobrandino.

Trajetória política

Em sua primeira disputa para vereador de Foz do Iguaçu, em 1976, Dobrandino ficou como suplente de 1977 a 1982. Na segunda tentativa a uma vaga na Câmara Municipal, em 1982, Dobrandino foi um dos vereadores mais votados (tendo exercido o mandato de vereador de 1983 a 1985), e teve seu nome apontado como um dos fortes candidatos a prefeito, o que de fato veio a ocorrer em 1986.

Dobrandino foi eleito prefeito com 19.129 votos. Em 1990, elegeu-se deputado estadual com mais de 25 mil votos e, depois, em 1992, novamente candidato a prefeito, conquistou o dobro de votos de sua primeira eleição, totalizando 42.584, retornando ao comando da prefeitura de Foz do Iguaçu até 1996.

Após o mandato de prefeito encerrado em 1996, foi eleito em 2002 deputado estadual, exercendo o mandato de 2003 a 2006. Novamente eleito deputado estadual em 2006, continuou como deputado na Assembleia Legislativa do Paraná de 2007 a 2010.

Fonte:

Deixe seu comentário