Portal da Cidade Foz

Eleições

Quase 3,5 mil eleitores escolheram Foz do Iguaçu para o voto em trânsito

Ele ocorre em cidades com mais de 100 mil eleitores e quando algum eleitor está fora de seu domicílio de votação.

Publicado em 23/08/2022 às 16:30
Atualizado em

(Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil)

Foz do Iguaçu terá três pontos de votação em trânsito, para o primeiro turno das eleições 2022, no dia 2 de outubro. E, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), 3.493 eleitores indicaram até o dia 18 de agosto que estarão na Terra das Cataratas, longe de seus próprios locais de votação.

O voto em trânsito é permitido quando a pessoa está em viagem, fora de seu local de votação, mas em cidades com mais de 100 eleitores, como é o caso de Foz, que tem quase 200 mil. Os locais para votação em Foz do Iguaçu serão em três pontos específicos.

As urnas estarão no Colégio Militar (Antigo Colégio Estadual Bartolomeu Mitre), na Avenida Jorge Schimmelpfeng, 351, na região central. Além do Cesufoz, na Avenida Paraná, 3695 e Centro de Recepção de Visitantes, no Parque Nacional do Iguaçu.

Para o pleito deste ano, os eleitores vão decidir o voto para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Caso o eleitor em trânsito esteja fora do seu estado de votação, ele só poderá votar para presidente. Se for eleitor de outra cidade do Paraná, pode votar para todos os cargos políticos.

O primeiro turno das eleições gerais de 2022, no dia 2 de outubro, será concorrido nas três urnas de Foz do Iguaçu, destinadas para voto em trânsito. Isto porque, 3.493 eleitores indicaram até o último dia 18 de agosto o município para exercerem o direito ao voto. No pleito, os brasileiros vão definir presidente da República, Governador do Estado, Senador e deputados federal e estadual.

Entre as cidades do Paraná com direito ao voto em trânsito, Foz do Iguaçu fica atrás somente da capital Curitiba, no número de eleitores que solicitaram esse procedimento. A capital dos paranaenses possui 6.901 solicitações, seguida por Foz, Londrina (2.084), Maringá (1.992) e Cascavel (1.115). Ao todo, são 12 cidades com mais de 100 mil eleitores e 22 locais para o voto em trânsito.

Fonte:

Deixe seu comentário