Portal da Cidade Foz

Esclarecimento

Secretária de Educação esclarece questionamentos sobre recursos do Fundeb

Maria Justina compareceu na manhã desta terça-feira (5), no plenário da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, antes da sessão ordinária.

Publicado em 05/04/2022 às 17:00

(Foto: Divulgação/CMFI)

A secretária municipal de Educação, Maria Justina, compareceu na manhã desta terça-feira, 5 de abril, no início da sessão ordinária para esclarecer questionamentos a respeito de utilização de recursos do Fundeb. A convocação se deu a partir do requerimento 246/2022, de autoria do vereador Galhardo (Republicanos). A Comissão permanente de Educação da Casa de Leis também já havia convidado a secretária para esclarecer alguns pontos sobre o mesmo assunto.

Com relação a algumas dúvidas de valores recebidos por servidores ou de algumas transferências feitas pela gestão da pasta, Justina explicou: “Os valores maiores são referentes às verbas indenizatórias de professores que se aposentaram. Tem professores que se aposentaram com 30 anos de carreira e eles tinham a licença prêmio, que nunca haviam tirado, para receber. Por estar se aposentando, eles têm direito. Outros gastos que temos com situações emergenciais têm prerrogativa em lei. Essa semana tivemos chuva e por exemplo se temos algum Cmei que precisa trocar um cano, aí é realizado, sendo feito adiantamento para que se faça a compra para alguma unidade escolar”, explicitou a secretária.

Arthur Thomaz Repelevicz, Diretor de Assistência ao Educando, pontuou alguns dados a respeito de gastos com conserto de equipamentos: “As máquinas que foram consertadas e equipamentos pedidos são da secretaria da educação. A educação pagou o conserto porque as máquinas são dessa pasta. As despesas vêm de unidades escolares. Nós liberamos o recurso e o serviço é certificado de que foi feito”.

O presidente da Câmara, vereador Ney Patrício (PSD), destacou que “a Casa está aberta aos esclarecimentos e convidou a Comissão de Educação para buscarem mais informações para tirar dúvidas com relação à prestação de contas”.

Fonte:

Deixe seu comentário