Portal da Cidade Foz

Gestão da água

Ações da Itaipu para a gestão das águas são reconhecidas em conferência da ONU

Conferência Mundial da Água aconteceu na sede das Nações Unidas, em Nova York, de 22 a 24 de março.

Publicado em 29/03/2023 às 09:10

A atuação da Itaipu Binacional para a gestão compartilhada das águas rendeu elogios de autoridades nacionais e internacionais durante os debates da Conferência Mundial da Água, que aconteceu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, de 22 a 24 de março. A empresa participou de cinco eventos paralelos (side events) à programação principal.

No debate “Cooperação internacional e transfronteiriça para a gestão integrada da água”, realizado na quarta-feira (22), o chefe da delegação brasileira do Ministério das Relações Exteriores (MR), Vitor Puech Bahia Diniz, que e também chefe da Divisão de Política Ambiental e Sustentabilidade do Itamaraty, falou sobre a natureza integradora da usina. O exemplo de cooperação para a gestão de recursos hídricos, apresentado pela Itaipu na conferência, ainda é um dos grandes desafios a serem superados por países e instituições.

“Para o Brasil, não ter conflitos com os países vizinhos não é suficiente. Nós trabalhamos pela paz, desenvolvimento e cooperação de todos. A água pode levar a conflitos, mas a Itaipu é um exemplo de como pode levar também à união. Além de ser uma grande produtora de energia, ela investe no desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.

Além da Itaipu e do MRE, participaram do painel representantes do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), do Instituto de Educação para a Água (IHE Delft), do Programa Hidrológico Intergovernamental (IHP/Unesco) e da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece).

Emerson Coraiola Yinde Kloss, também do MRE, reforçou a ideia de que a usina promove a união e o desenvolvimento, durante o evento “Água e Energia para o Desenvolvimento Sustentável: Soluções Integradas de Apoio à Cooperação Regional, Resiliência Climática e Biodiversidade”, que aconteceu na quinta-feira (23).

Minoru Takada, do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (Undesa), que também participou do painel, disse que “a Itaipu nos mostra como trabalha com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o nexo de cada um com as ações e programas da empresa”.

A Itaipu participou também dos side events “Adotando o nexo água-energia-alimento-meio ambiente para uma transição energética inteligente em termos de água”, na quarta-feira (22); “Água para cooperação: cooperação hídrica transfronteiriça e internacional, cooperação intersetorial, incluindo cooperação científica e inclusão hídrica na Agenda 2030”, na quinta-feira (23); e fechou a participação na sexta-feira (24), no painel “Avaliação global da água baseada na ciência”.

Comitiva

As colaboradoras Simone Frederigi Benassi e Jussara Elias de Souza, da Divisão de Reservatório, e a chefe do Escritório de Brasília, Lígia Leite Soares, representam a margem brasileira da Itaipu no evento. Da margem paraguaia, participam a conselheira María Antonia Gwynn Ramírez e Daniel Alejandro Vazquez Bado, da Divisão de Reservatório.

Fonte:

Deixe seu comentário