Portal da Cidade Foz

Exceção

Família argentina é autorizada a vir ao Brasil por conta do tratamento do filho

Garoto de quatro anos sofre de paralisia cerebral severa e desde 2020, com o fechamento da fronteira por conta da pandemia, está impedido de ir na clínica.

Publicado em 23/07/2021 às 08:45

(Foto: Portal da Cidade)

A Ponte Tancredo Neves, que liga Foz do Iguaçu e Porto Iguaçu, na Argentina, estará aberta a partir de segunda-feira (26) exclusivamente para uma família poder trazer o filho de quatro anos para tratamento em um clínica de Foz.

O caso ganhou repercussão na imprensa brasileira, pois o filho deste casal tem paralisia cerebral severa após complicações no parto, há quatro anos, e desde março de 2020 a família estava impedida de cruzar a fronteira, por conta do fechamento da ponte. Desde o início da pandemia, somente caminhões e veículos de carga podem cruzar a fronteira terrestre com a Argentina. As exceções podem ocorrer em questões humanitárias, como é o caso desta família.

Em junho deste ano, o governo argentino autorizou a passagem da família para Foz do Iguaçu, mas a decisão não foi mútua e era necessária a autorização brasileira, o que ocorreu nesta semana. A embaixada Argentina enviou um documento ao governo brasileiro, solicitando a autorização, o que foi concedida posteriormente.

A pressão para a permissão para a família veio por conta da perda de parte dos avanços obtidos pelas sessões de fisioterapia, um tratamento específico que não existe em Porto Iguaçu. A clínica mais próxima nesse estilo na Argentina fica em Posadas, a 300 quilômetros de distância, inviável para a família fazer o percurso, sendo que até Foz, leva aproximadamente 20 minutos para chegar.

Fonte:

Deixe seu comentário