Portal da Cidade Foz

Fim do verão

Marinha do Brasil conclui Operação Verão 2022/23 na região oeste do Paraná

A Operação caracterizou-se pela intensificação de ações de Inspeções Navais, realizadas na área de Jurisdição que compreende um total de 310 municípios.

Publicado em 15/03/2023 às 09:30

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) e Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra) encerraram a Operação Verão 2022/23, com ênfase na orientação sobre o uso do colete salva-vidas, que se iniciou em 15 de dezembro de 2022 e foi concluída nesta quarta, 15 de março de 2023, nos lagos e rios do oeste do Paraná.

A Operação caracterizou-se pela intensificação de ações de Inspeções Navais, realizadas na área de Jurisdição que compreende um total de 310 municípios, com destaque para os rios Paraná e Iguaçu, que fazem fronteira com Paraguai e Argentina, respectivamente, onde há maior concentração de embarcações, especialmente na área do lago de Itaipu, onde embarcações de esporte e recreio são mais presentes. Neste período, militares da Marinha do Brasil (MB) estiveram presentes também em eventos náuticos, característicos na época de férias da comunidade e durante feriados prolongados, como o Carnaval.

Durante as ações, no intuito de prezar pela segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nas águas e prevenção da poluição hídrica, militares nas rampas de acesso ou a bordo de lanchas, além de fiscalizar estado das embarcações inspecionadas e documentos, realizaram também ações de orientação e conscientização para condutores e passageiros acerca de segurança da navegação e obrigatoriedade do uso de colete salva-vidas. Nas missões empregadas, foram realizadas 3.317 abordagens, com 220 notificações emitidas e 14 embarcações apreendidas por irregularidades. 161 militares das CFRP e DelGuaíra e 31 embarcações e viaturas foram empregadas diretamente na operação.

Apesar do encerramento da Operação Verão, a MB segue realizando regularmente inspeções navais em sua área de jurisdição ao longo de todo o ano e reitera sobre a obrigatoriedade do uso de colete-salva vidas durante a navegação.

A MB incentiva a participação da população, mesmo que não tenha embarcação, mas que testemunhar alguma irregularidade: disque 185 e fale com o serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR), que tem a missão de prestar auxílio à vida humana em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores.


Fonte:

Deixe seu comentário