Portal da Cidade Foz

Fronteira

Medidas de entrada na Argentina são simplificadas como eram antes da pandemia

Para ir além de Puerto Iguazú ou permanecer 24h no país, não é mais necessário preencher a declaração juramentada e nem contratar seguro de saúde.

Publicado em 26/08/2022 às 11:17
Atualizado em

(Foto: Arquivo/Portal da Cidade)

Foi publicada no Diário Oficial da Argentina desta sexta-feira (26) a medida que veta os decretos 834 de 23 de agosto e 370 de 6 de abril de 2022, que detalhava os requisitos que residentes e turistas argentinos tinham que cumprir para entrar no país devido às restrições devido à covid-19. 

Na prática, essa medida elimina as exigências sanitárias exigidas durante os dois primeiros anos de pandemia e os controles de acesso ao vizinho país ficam como eram feitos até março de 2020.

Para viajantes que pretendem seguir além de Puerto Iguazú ou permanecer por mais de 24h na Argentina, não precisa mais preencher a declaração juramentada ou contratar um seguro de saúde. Em abril deste ano, já havia caído a exigência de comprovação de vacina. Essas medidas podem retornar, em casos de novas emergências sanitárias.

Para moradores da fronteira e turistas brasileiros, é necessário ter em mãos apenas o documento de identidade (RG) com pelo menos dez anos de expedição ou passaporte. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais. Em caso de ausência de um dos dois, é preciso ter autorização por escrito. Bebês também precisam de documento oficial com foto. Também é aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para ingresso até Puerto Iguazú. O veículo deve estar no nome do motorista, caso contrário é preciso ter autorização preenchida pelo proprietário. Para viajar pelas rodovias argentinas, é obrigatório o seguro carta-verde.

Embora não seja mais exigido, é recomendável ter em mãos a carteira de vacinação atualizada e em caso de sintomas de doenças respiratórias, evitar atravessar a fronteira. 

Autoridades da Província de Misiones estudam maneiras de agilizar a passagem pela aduana após a Ponte Tancredo Neves. Um sistema digitalizado pode ser uma das soluções para evitar filas que causam, muitas vezes, a desistência do turista em passear pelo outro lado da fronteira.

Fonte:

Deixe seu comentário