Portal da Cidade Foz

Água baixando

Nível do Rio Paraná, jusante da Itaipu, começa a baixar nesta sexta-feira (3)

Tendência é que a situação de cheia, a jusante da usina hidrelétrica de Itaipu, termine na próxima terça-feira (7).

Publicado em 03/03/2023 às 09:45

O nível do Rio Paraná, a jusante da usina hidrelétrica de Itaipu, começa a reduzir a partir desta sexta-feira (3), com tendência de, na terça-feira (7), ficar abaixo da cota 108 (metros acima do nível do mar) na altura da Ponte da Amizade, saindo da condição de cheia.

Com isso, 35 famílias do bairro San Rafael, em Ciudad del Este (Paraguai), devem retornar às suas casas até a próxima semana. Elas foram realocadas pela Assessoria de Responsabilidade Social da margem direita (paraguaia) para abrigos provisórios montados pela Itaipu.

A informação é da Comissão Especial de Cheias (CEC) da Itaipu, que se reuniu na tarde desta quinta-feira (2) para avaliar a situação hidrológica do Rio Paraná. Os encontros são diários. De acordo com a comissão, o motivo da queda gradual do nível do rio é a redução da afluência da usina hidrelétrica de Itaipu.

Nesta quinta-feira (2), a descarga total da Itaipu chegou a mais de 19 milhões de litros de água por segundo (19 mil m³/s) somando a água turbinada, ou seja, a que passa pelas turbinas para geração de energia, com a despejada pelo vertedouro. Esse valor está sendo reduzido em cerca de mil m³/s ao dia, ficando abaixo dos 15 mil m³/s na próxima terça-feira (7).

A diminuição da descarga da Itaipu é explicada pela redução da afluência no reservatório desta usina, como consequência da redução na defluência das usinas de Porto Primavera e Rosana, acima de Itaipu, prevista para os próximos dias. Os principais rios da bacia incremental de Itaipu também terão suas vazões reduzidas.

Mesmo com a redução da afluência, o nível do reservatório deve permanecer acima da cota 220 metros (acima do nível do mar) nos próximos dias. Vale lembrar que o reservatório de Itaipu é “a fio d’água”, ou seja, não possui uma capacidade elevada de armazenamento.

Fonte:

Deixe seu comentário