Portal da Cidade Foz

Fronteira

Campanha contra a dengue chega às escolas de Puerto Iguazú, na Argentina

De forma lúdica e didática, a mobilização distribui cartilhas que servem como uma ferramenta para crianças de 3º e 4º ano enfrentar o Aedes Aegypti.

Publicado em 31/05/2023 às 09:33

(Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional)

Depois de passar por Foz do Iguaçu e seis municípios vizinhos no Paraguai, a campanha Escola Amiga da Saúde - Todos contra a dengue chega a Puerto Iguazú, na Argentina, nesta semana. De forma lúdica e didática, a mobilização distribui cartilhas, que servem como uma ferramenta para crianças de 3º e 4º ano do ensino municipal a enfrentar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Essa tem sido uma grande ação coletiva promovida pela Itaipu, Prefeitura e Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT-Saúde) desde o mês passado, na tríplice fronteira, onde vivem mais de um milhão de pessoas. A doença virou uma epidemia na região. São 51.602 casos notificados em Foz, dos quais 6.674 confirmados. O município registra 12 óbitos.

Além da distribuição de cartilhas de Saúde Única, a campanha incluiu uma gincana nas escolas de Foz, cujas inscrições terminam nesta quarta-feira, 31 de maio. Para participar, basta atender os requisitos, copiar o endereço abaixo e preencher o formulário: https://tinyurl.com/3kwbadpm.

No total, serão distribuídas mais de dez mil cartilhas. Nas cidades vizinhas no Paraguai e Argentina, o critério para a distribuição são os indicadores epidemiológicos de cada país. Em Foz, as cartilhas chegam a cinquenta escolas do município.

No Paraguai, mil guias foram distribuídos em seis escolas de Ciudad del Este, Hernandarias, Presidente Franco e Coronel Oviedo. Em Puerto Iguazú, na Argentina, outras mil serão entregues pelo GT-Saúde. O material contém orientações sobre prevenção e controle de saúde em geral, conectando a saúde humana à ambiental e animal.

Gincana

Patrocinada pela Itaipu, a gincana educativa oferece R$ 300 mil em prêmios distribuídos para as dez unidades de ensino municipal de Foz do Iguaçu que mais pontuarem na competição. As temáticas serão discutidas por uma comissão formada pela Itaipu, Prefeitura e GT-Saúde, que avaliará os trabalhos.

Só essa iniciativa pretende envolver cem mil pessoas, levando em consideração o trabalho de multiplicadores dos alunos e professores em casa e na vizinhança. A ideia é estimular, por meio da criatividade e sustentabilidade, uma cultura permanente de educação contra o mosquito. Campanha prossegue até novembro.

Para Kleber Vanolli, gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu, todo esse esforço atende a diretrizes do governo federal de cuidado com a saúde e o bem-estar da nossa população. “Não podemos dar trégua à dengue, uma doença que, se agravada, pode levar à morte. Temos responsabilidade em fazer uma grande força-tarefa contra essa epidemia”, diz. E complementa: “essa é a nossa contribuição”.

Fonte:

Deixe seu comentário