Portal da Cidade Foz

Calendário Vacinal

Campanha Nacional de Multivacinação segue até o dia 30 de novembro nas UBS

Todas as vacinas do calendário vacinal estão disponíveis nas unidades básicas de saúde para crianças e adolescentes de até 15 anos.

Publicado em 13/11/2021 às 08:22

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Multivacinação até o dia 30 de novembro. Pais ou responsáveis devem levar crianças e adolescentes de até 15 anos a uma das 29 unidades básicas de saúde (UBS) para atualizar a carteirinha de vacinação. 

Os horários de funcionamento podem ser consultados pelo site da prefeitura clicando aqui. O intuito é aumentar a cobertura vacinal, diminuir a incidência e contribuir para o controle, a eliminação e erradicação de doenças imunopreviníveis, como caxumba, doença pneumocócica, doença meningocócica, gripe, hepatite A ou B, herpes, HPV, sarampo, varicela, entre outras.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Rosa Maria Jerônymo, a procura pelas vacinas está muito abaixo do esperado. “A campanha começou no dia 1º de outubro e não tivemos uma grande adesão das famílias até agora. Sem a proteção dessas vacinas, o organismo fica suscetível ao contágio, complicações e em casos graves, podem chegar ao óbito. É muito importante manter a carteirinha de vacinação dos filhos em dia e atualizada”, afirmou. 

Outro fator importante é que crianças e adolescentes precisam estar com a carteirinha de vacinação atualizada para efetivar a matrícula em uma escola, seja da rede pública ou privada. “Acreditamos que com essa prorrogação e por conta do período de matrículas e rematrículas nas escolas, os pais compareçam com seus filhos às unidades de saúde”, disse Rosa.

Para atualizar a carteirinha de vacinação, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa portando os documentos pessoais (do responsável e da criança) e a carteirinha de vacinação do menor.

Fonte:

Deixe seu comentário