Portal da Cidade Foz

Prevenção

Cuidados contra a Covid-19 devem ser mantidos durante festas de final de ano

Casos da doença voltaram a cair no município, contudo, vacinação e cuidados com a higiene respiratória devem ser mantidos.

Publicado em 21/12/2022 às 15:31

(Foto: Ilustrativa/FreePik)

Durante a última semana epidemiológica, Foz do Iguaçu registrou uma queda do número de casos confirmados de covid-19. Foram 547 ante 661 da semana anterior, com uma tendência de queda para as próximas semanas, principalmente com o avanço da vacinação. 

Mesmo diante de um cenário positivo, a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, reforçou o pedido para que a população redobre os cuidados durante as festas de Natal e Ano Novo, para que o início de 2023 siga com uma curva reduzida de casos.

“O nosso principal pedido é para que todos mantenham em dia o calendário vacinal. Isso contribuirá muito para que a taxa de contágio seja menor e a gravidade dos casos siga baixa. Neste momento em que as pessoas se encontrarão, estar protegido é essencial”, destacou Jaqueline.

Durante o período do fim de ano, as 29 Unidades Básicas de Saúde funcionarão em sistema de escala, realizando testes e vacinação. Elas fecharão apenas nos feriados de Natal (24 e 25 de dezembro) e Ano Novo (31 de dezembro e 1º de janeiro). 

Funcionam de forma ininterrupta os serviços de urgência e emergência na saúde, como as UPAS Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, e João Samek, no Jardim das Palmeiras, a Unidade de Saúde Padre Ítalo, no Porto Meira, Hospital Municipal Padre Germano Lauck e SAMU.  

Casos leves

Os dados foram apresentados durante a reunião do Comitê de Combate à Covid-19, nesta quarta-feira, 21. Os integrantes destacaram a grande quantidade de casos leves, que necessitam apenas de isolamento. 

“As vacinas e os cuidados que tivemos não deixaram que as novas variantes aumentassem a gravidade da doença. Mesmo com o crescimento de casos nas semanas anteriores, o estado dos pacientes era estável e não foi necessário adotar medidas de urgência”, confirmou o diretor da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan.

“As nossas equipes seguem com estudos frequentes sobre a contaminação, portanto, ao manter os decretos já em vigor conseguimos atingir esse decréscimo. Com o apoio de todos, ficaremos cada vez mais livres da doença”, completou a secretária.

Fonte:

Deixe seu comentário