Portal da Cidade Foz

Cuidados Especiais

Curso de Cuidadores capacita mais de 40 profissionais em Foz do Iguaçu

A primeira etapa da formação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Foz, foi realizada no sábado (17).

Publicado em 20/09/2022 às 16:56

(Foto: Divulgação/PMFI)

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar, deu início no último sábado (17) à primeira etapa do Curso de Cuidador de Foz do Iguaçu.

Mais de 40 pessoas participaram da capacitação, que tem como objetivo aumentar o conhecimento de pessoas que já atuam como cuidadores.

“São pessoas que já são responsáveis por um paciente e que, na maioria das vezes, tornaram-se cuidadores de um dia para o outro e sem confiança não sabem como cuidar dos pacientes. Então, ficam sobrecarregados, prejudicando a própria saúde”, explicou a coordenadora dos programas de Nutrição da secretaria e do Serviço de Atenção Domiciliar. 

Durante o curso, as pessoas recebem orientações de como fazer o cuidado de pacientes domiciliares, como também da importância do autocuidado. “Identificamos a dificuldade de muitos cuidadores com este serviço. Com isso, criamos cartilhas informativas que estão sendo enviadas de maneira virtual aos cuidadores. Além da parceria com os participantes das Residência Multiprofissional da Saúde da Família e Pastoral”, pontuou Aline.

A secretária municipal de Saúde, Jaqueline Tontini, acompanhou a formação no sábado. “Essas pessoas desempenham um papel muito importante e de muita responsabilidade, por isso precisamos garantir que a atuação delas seja adequada, visando sempre a prevenção de doenças e acidentes, e que tenham todo o conhecimento necessário inclusive sobre os serviços da rede municipal de Saúde”, destacou. 

A ação é coordenada pelo Serviço de Atenção Domiciliar, criado em março deste ano em Foz do Iguaçu. O curso é realizado em dois módulos, de maneira mensal, com uma turma por mês, nos sábados, das 08h às 12h. A segunda etapa será no dia 8 de outubro, também no salão da Paróquia São João Batista.

Nos próximos meses, há a expectativa de abertura de novas inscrições para o curso em novos locais da cidade. Para mais informações basta entrar em contato através dos números 45-999683002 ou 45-33082199.

Fonte:

Deixe seu comentário