Portal da Cidade Foz

Acamados

Distribuição dos repelentes irá garantir mais segurança para gestantes e idosos

A entrega integra demais medidas estratégicas da Prefeitura para proteger os cidadãos e evitar a proliferação ainda maior da doença

Publicado em 17/04/2023 às 06:15
Atualizado em

A consulta do pré-natal de Jenifer Stefani foi diferente, na Unidade Básica de Saúde do bairro Campos do Iguaçu. Além das avaliações médicas para a gestação do filho, ela recebeu frascos de repelente e orientações para a prevenção da dengue, que trarão mais segurança durante os próximos meses. 

“Tudo o que puder ser utilizado para a proteção deve ser usado. Faço o que posso para não estar perto de focos da doença e tenho certeza de que o repelente vai ser muito bom para me ajudar nisso”, afirmou a gestante.

Serão 4.500 produtos entregues pela Secretaria Municipal de Saúde em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde. Além das gestantes, os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção também serão contemplados – para este público, as equipe de atendimento farão a entrega em domicílio.

Conforme conta Jaqueline Menegardi, supervisora das UBS do Distrito Leste, a soma de ações se mostra essencial para a eliminação da doença. Segundo ela, as equipes estão orientadas a fazer o alerta a cada consulta, informando sobre a importância da união de forças.

“Sabemos que, além da dengue, o Chikungunya também está presente. Essa doença pode ser muito prejudicial para as gestantes, então o repelente irá inibir o mosquito e protegê-los. Estamos conversando com os usuários e mostrando que só iremos vencer se estivermos unidos”, disse Jaqueline.

Segundo Rose Meri da Rosa, secretária de Saúde, as equipes da pasta seguem elaborando propostas de controle dos casos e contam com o apoio de diversas secretarias para o enfrentamento à doença.

“A situação é grave, mas buscamos meios de reduzir os efeitos enquanto os setores responsáveis agem para eliminar focos, multar locais irregulares e conscientizar os moradores. Estamos integrados, pois cada uma dessas ações depende disso”, completou Rose Meri.

Fonte:

Deixe seu comentário