Portal da Cidade Foz

Saúde

Experiências do Atendimento Domiciliar de Foz serão compartilhadas pelo Brasil

Webnário promovido pelo Ministério da Saúde acontecerá no dia 31 de maio e terá como foco a atuação dos profissionais junto aos cuidadores

Publicado em 15/05/2023 às 06:29
Atualizado em

O trabalho realizado pelas equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, será compartilhado, por meio de relatos de experiências, com profissionais dos SADs de todo o Brasil através de um webnário promovido pelo Ministério da Saúde, no dia 31 de maio. 

Foz do Iguaçu foi convidada a participar do encontro por apresentar indicadores positivos na condução do SAD, que gerencia demandas do Programa Melhor em Casa e Atenção Primária. 

Apesar de ser um serviço recente no município, com início das atividades em abril de 2022, o SAD tem apresentado números consideráveis com relação ao atendimento. Neste período já foram realizados 1.088 encaminhamentos de pacientes (com diversas indicações clínicas). Atualmente estão sendo monitorados 666 pessoas, das quais 258 estão em atendimentos pelas EMAD (Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar) e 86 pela EMAP (Equipe Multiprofissional de Apoio), acima do recomendado pelo Ministério da Saúde.

O SAD também realizou capacitações com a Atenção Primária à Saúde (APS), Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Hospital Ministro Costa Cavalcanti e Unidades de Pronto Atendimento do município para o encaminhamento e direcionamento de usuários de saúde com demandas de Atenção Domiciliar. 

Além disso, o serviço vem se estruturando para executar suas funções conforme a portaria 825/2016, no sentido de capacitação da rede e padronização de protocolos. 

“Nos últimos meses o SAD veio estruturando o protocolo de cuidados paliativos e desospitalização; protocolos de procedimentos domiciliares; criando grupos de apoio aos cuidadores em parceria com a Unila e Hospital Municipal, além de capacitações internas para melhora da qualidade dos atendimentos do Programa Melhor em Casa”, detalhou a nutricionista e coordenadora do SAD, Aline Luiza Fuhr. 

De acordo com ela, os indicadores são acompanhados de perto pelo Ministério da Saúde. “No ano passado fomos selecionados a integrar um projeto da Fundação Oswaldo Cruz de melhorias do SAD, e neste processo melhoramos muito nossos indicadores. No começo do ano enviamos um oficio com os resultados ao Ministério, que tem acompanhado nosso trabalho e nos respondeu de forma positiva. Criamos estratégias de divulgação do serviço, através do Instagram, e mantemos capacitações permanentes com os cuidadores”, detalhou a coordenadora.

O webnário integra o projeto de educação continuada do Ministério da Saúde e terá como temática: “Cuidadores X Atenção Domiciliar: Com amor ou por amor?”. Além de Foz do Iguaçu, outras experiências, de dois municípios, serão apresentadas por meio de depoimentos, vídeos e fotos.

Fonte:

Deixe seu comentário