Portal da Cidade Foz

Eventos

Festival Gastronômico da Vila Yolanda trouxe segredos da alimentação saudável

Capacitações abordaram o uso de plantas alimentícias na elaboração de pratos saudáveis.

Publicado em 19/05/2022 às 09:08

(Foto: Jean Pavão/Divulgação)

(Foto: Jean Pavão/Divulgação)

(Foto: Jean Pavão/Divulgação)

(Foto: Jean Pavão/Divulgação)

O Festival Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda trouxe uma série de workshops voltados à capacitação sobre alimentação saudável com o uso de plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e também da sustentabilidade dos estabelecimentos utilizando produtos locais. Os workshops contaram com o apoio do Parque das Aves, Senac e IFPR.

"Vinhos orgânicos, biodinâmicos, veganos, naturais e sustentáveis” - do sommelier Léo Rodrigues da Vinho e Mente - mostrou as tendências para um público que busca vinhos mais naturais possíveis. “Buscamos diferenciar os diferentes tipos de cultivos das uvas e o que isso reflete no produto final, nos vinhos em si”, explicou.

Já o workshop Diálogos Comestíveis com Panc, de Paola Stefanutti, professora de gastronomia do IFPR (Instituto Federal do Paraná IFPR), apresentou pratos feitos com plantas como a beldroega e a ora-pro-nobis.

Capacitações

A elaboração de drinks e coquetéis com Pancs e com frutas nativas, de Ricardo Nisiide, no Tetris Container, chamou a atenção de moradores e turistas de Foz do Iguaçu. A outra capacitação foi a de produção de pão de queijo com ingredientes locais, ministrada por Jade Zamarchi no Pátio Pomare.

O Workshop de Will Camapu (Parque das Aves) abordou o tema “Panc e Suas Propriedades Nutracêuticas”, no espaço da Cantina da Bea. O Parque das Aves comercializa os pratos com as plantas em seu cardápio no restaurante do atrativo e tem uma horta dedicada ao cultivo de pancs. “Todas as plantas que mostramos são produzidas com muita frequência no Parque. Elas foram bem pesquisadas com a maior segurança possível”, afirmou Camapu.  

William Kelm (Senac) ministrou palestra com o tema Gastronomia e Sustentabilidade - Como restaurantes podem colaborar com a produção sustentável local, no Pátio Pomare. “Abordamos um pouco sobre a sustentabilidade, de como trazer um retorno não só para o restaurante mas para sociedade, para os produtores. Para o desenvolvimento regional de alimentos e de ofertas, disse Kelm”. 

O festival foi realizado pelo Núcleo Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda, com promoção da RPC. Contou com o apoio da Acifi, Programa Empreender e Sebrae. A parceria envolveu a Rede Outdoor, Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Senac, Solutudo e Uniamérica + Descomplica. O patrocínio foi do Sicoob, Panorama Cataratas e Itaipu Binacional.

Veja mais detalhes do festival

www.instagram.com/festivalvilayolanda/  

www.facebook.com/festivalvilayolanda

Fonte:

Deixe seu comentário