Portal da Cidade Foz

Epidemia

Foz recebe equipe do Ministério da Saúde e OPAs para apoio contra a dengue

Comitiva está sendo apresentada à condição atual do município em relação aos casos da doença e ações já tomadas para o combate

Publicado em 18/04/2023 às 06:38
Atualizado em

Foz do Iguaçu está recebendo a visita de uma equipe técnica do Ministério da Saúde para apoio ao Município no enfrentamento ao combate à epidemia de dengue e o aumento de casos de chikungunya. 

A comitiva - que envolve Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Atenção Especializada e Organização Pan-Americana da Saude - veio a Foz a convite do prefeito Chico Brasileiro, que reforçou a condição diferenciada da cidade por estar em região de fronteira com dois países.

Nesta segunda-feira (17) pela manhã, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, de áreas como Atenção Primária, Centro de Controle de Zoonoses, SAMU, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospital Municipal, e da 9ª Regional de Saúde reuniram-se a equipe do ministério para apresentar um panorama da dengue e da chikungunya no município. 

Desde 27 de fevereiro deste ano, Foz está em epidemia de dengue. Até esta segunda (17), foram 33.344 notificações da doença, sendo 2.602 casos confirmados e 5 óbitos (considerando o ano epidemiológico 2022/2023, que iniciou em agosto do ano passado). Já em relação à chikungunya, são 755 notificações, dos quais 218 casos confirmados de pessoas não residentes na cidade, e 119 casos confirmados de residentes em Foz. 

“Essa visita é muito importante para podermos apresentar o cenário que vivenciamos hoje em Foz, expor as nossas dificuldades e pedir apoio, uma vez que o fato de estar em região de fronteira nos coloca em uma realidade diferente de outros municípios”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rose Meri da Rosa. 

A cidade foi elogiada pelas ações já desenvolvidas no combate à doença. De acordo com a equipe técnica do Ministério da Saúde, “Foz é um município diferenciado, que trabalha com pesquisa, gosta de evidenciar e publicar os resultados. Para nós, é uma referência”. 

Enfrentamento à doença

A situação da dengue em Foz é monitorada com frequência pela Secretaria Municipal de Saúde, especialmente pelas equipes da Vigilância em Saúde e do CCZ. Devido à epidemia, foi necessária toda uma reorganização do atendimento nas unidades básicas de saúde, a reabertura do Poliambulatório do Porto Meira e o convênio com o Governo do Estado para a abertura de 50 leitos no Hospital Cataratas para atender casos mais graves da doença. 

Também estão sendo feitas mobilizações, especialmente nas regiões onde há maior incidência de casos e de mosquitos Aedes aegypti, transmissores da doença. Na região Sul, por exemplo, a mobilização resultou em 518 toneladas retiradas de entulhos; 7 mil imóveis vistoriados e instalação de 66 caçambas para descarte de resíduos. Na região Leste, foram recolhidas 262 toneladas de lixo, vistoriados 5 mil imóveis e instaladas 58 caçambas. Na região Norte, foram 319 toneladas de lixo, 2 mil imóveis visitados e 66 caçambas instaladas. 

Entre outras ações executadas pela prefeitura no combate à doença, estão a distribuição de materiais orientativos sobre o descarte correto de resíduos; fiscalização com o uso de drones; ações de educação nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). 

Durante esta segunda e terça-feira, a equipe do Ministério da Saúde e da OPAS farão uma série de visitas nas UBS, UPAs e Hospital Municipal, para um diagnóstico da situação do município. A comitiva também fará uma capacitação com profissionais de saúde sobre o manejo correto de pacientes com sintomas de dengue e chikungunya, para evitar o agravamento dos casos e óbitos.

Fonte:

Deixe seu comentário