Portal da Cidade Foz

Raro e emocionante

Hospital Costa Cavalcanti registra pela 1ª vez parto de quadrigêmeos

Mãe e bebês passam bem e permanecem internados na instituição hospitalar.

Publicado em 22/03/2023 às 10:55

Elisa, Helena, Emanuel e Josias nasceram no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) na noite de terça-feira, 21, via parto cesariana. Essa é a primeira vez que um nascimento de quadrigêmeos é registrado no Centro Obstétrico do centro hospitalar, desde que passou a ser referência para gestações de alto risco, atendimento voltado a toda 9ª Regional de Saúde do Paraná.

O parto aconteceu no HMCC com a presença de uma equipe multidisciplinar de médicos obstetras, pediatras e neonatologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. “Um grande e especializado time era necessário para fazer a recepção desses bebês, afinal a equipe tinha que ser quadruplicada”, explicou a enfermeira gerente do Centro de Atendimento à Gestante, Maria Fernanda Brusamolin. O procedimento foi cuidadosamente planejado e executado para garantir a segurança dos bebês e da mãe. “Natália internou com 23 semanas de gestação, e desde então, ela fez repouso absoluto, foi medicada para postergar o parto e preparar as crianças para o nascimento”, contou a coordenadora-médica do Centro de Atendimento à Gestante, Dra Danielle de Freitas.

Segundo ela, o nascimento de quadrigêmeos é um acontecimento raro e emocionante, que traz muitas alegrias e desafios para a família e para a equipe médica envolvida. “Em média, a probabilidade de uma mulher dar à luz quádruplos é de 0,002%”, explicou a coordenadora-médica.

Os pais, Natália e Josemar, que estão há 11 anos juntos, ainda não tinham filhos, e após um aborto, há sete anos, ficaram surpresos e felizes com a notícia de uma gravidez espontânea de quatro bebês. “Nós entregamos nosso sonho de sermos pais a Deus, e quando Ele promete, Ele cumpre. Estamos muito felizes e realizados”, disse Natália Domingues Ferreira.

Após um trabalho de parto de cerca de uma hora, nasceram os quatro bebês: duas meninas e dois meninos, cada um com cerca de 800 gramas. A equipe médica acompanhou de perto cada um dos recém-nascidos, garantindo que eles recebessem todo o cuidado e atenção necessários.

Agora, os quatro bebês passarão alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para receberem todo suporte que os prematuro precisam para se desenvolverem, como ajuda para respirar e ganhar de peso. “No Brasil 340 mil bebês nascem prematuros a cada ano. Mais de 12% de nascimentos do país acontecem antes de 37 semanas de gestação”, explicou a neonatologista, Dra Carolina Pontin. Segundo ela, a prematuridade exige uma série de cuidados médicos e pode oferecer alguns riscos para a saúde do bebê recém-nascido, mas devido aos avanços e da tecnologia prestada nas unidades de terapia neonatal a sobrevida desses bebês aumentaram muito.

A equipe médica responsável pelo parto destes quadrigêmeos ressalta a importância do acompanhamento médico adequado durante toda a gestação e do cuidado especial que deve ser dado a gestações múltiplas. Além disso, é fundamental que as famílias tenham acesso a um suporte emocional e psicológico para enfrentar os desafios que vêm com a chegada de vários bebês ao mesmo tempo.

Fonte:

Deixe seu comentário