Portal da Cidade Foz

Atenção Especial

Pacientes com doenças sem cura têm últimos desejos atendidos em hospital

Uma equipe multidisciplinar de cuidados paliativos do Hospital Costa Cavalcanti é responsável por atender a esses pedidos dos pacientes junto à família.

Publicado em 11/11/2021 às 14:27
Atualizado em

Dona Rosangela entregando o presente a uma das netas. (Foto: Divulgação/HMCC)

(Foto: Divulgação/HMCC)

Em fase avançada de doença progressiva e sem a possibilidade de cura, diversos pacientes internados no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) compartilham com a equipe assistencial suas histórias de vida e seus últimos desejos. Os “last wish”, como são chamados os pedidos, costumam ser acompanhados de perto e, em diversos casos, se tornam realidade. Desde 2020, o complexo hospitalar disponibiliza uma Equipe Multidisciplinar de Cuidados Paliativos HOPE, responsáveis por realizarem estes últimos desejos antes de partir.

É o caso da Dona Rosangela, de 52 anos, que estava internada há mais de dez dias no Centro Hospitalar e que tinha o desejo de entregar o presente do Dia das Crianças aos netos. Quem contou a história para a equipe foi seu marido, e, tão breve, o Hope providenciou a entrega. “O marido dela chegou nos contando que eles já tinham comprado os presentes, mas ela internou dias antes e não pôde entregar. Então pediu nossa ajuda”, contou a coordenadora médica, Dra. Ana Paula Romanini. Na manhã do dia 20 de outubro, os netos vieram ao hospital buscar os presentes.

“Cuidado paliativo é assistência que prestamos na busca de aliviar a dor e o sofrimento, considerando, além dos sintomas físicos, os aspectos psicológicos, sociais e espirituais”, explicou Dra. Ana. Para ela, atender os últimos desejos como o de Dona Rosangela, é considerar suas vontades e valores. “A paciente estava há dias com muita fraqueza e sonolência, precisando de um cuidado maior, e no momento que nós trouxemos os netos aqui e ela entregou os presentes, foi suficiente para que ela tivesse uma melhora e isso contribui para o tratamento”, conta.

O setor de cuidados paliativos do HMCC foi formado há um ano por profissionais multidisciplinares. Desde então, diversas ações como essa foram realizadas, como a visita de um cachorro à dona Rosane; a entrega de um peixe a outra paciente; benção de casamento; entre outras.

Segundo a médica responsável, o Hope tem a preocupação não apenas com o paciente, mas também com sua família e amigos. “Estamos aqui para promover o conforto e a melhoria na qualidade de vida de quem está enfermo e todos que o acompanham. Oferecermos esse cuidado em um momento sensível e delicado”, conta a médica.

Um “last wish” realizado recentemente envolveu todas essas pessoas. O paciente Fernando, de 56 anos, era jogador de basquete. Com sua equipe, que inclusive incluía dois médicos do corpo clínico do Costa Cavalcanti, praticava o esporte frequentemente, participava de torneios e confraternizava com os amigos assistindo jogos na TV.

Em conversa com a equipe de cuidados paliativos, Fernando compartilhou sobre o desejo de assistir a uma partida, e foi atendido. Familiares e amigos do time se reuniram no HMCC para assistir ao lado do paciente o jogo, repleto de emoções que animaram o torcedor. “Envolver todas essas pessoas nesse cuidado é essencial. Mesmo debilitado, com a doença em estado avançado e podendo ficar pouco, o paciente ficou muito feliz”, lembrou dra Ana.

Dia Mundial

No dia 9 de outubro, a equipe Hope celebrou o Dia Mundial de Cuidados Paliativos com uma ação de conscientização com os demais colaboradores do Hospital. A proposta, segundo os profissionais, era desmistificar alguns mitos sobre o que é cuidado paliativo, sobre a associação exclusivamente com a morte e momentos finais da vida, como também o jargão “não há mais nada a fazer”. Além de conversar, todos receberam um flyer explicativo sobre o assunto.

Fonte:

Deixe seu comentário